sexta-feira, 26 de março de 2010

Diário da semana...

Março já está terminando e eu só estou no 4º post do mês. Não que eu tenha uma meta de posts mensais, mas sinti que dei uma esquecida do blog. Mas, enfim... cá estou. Sem muita inspiração, mas com vontade e tempo de escrever (acabei de deixar a pequena no berço dormindo).

Bom, vou falar das novidades da semana.
No último final de semana saíram mais dois dentes da Ana, os dois incisivos superiores. Deu uma febrinha, mas nada de mais. Demos a homeopatia e tudo ficou bem. Agora temos uma nova Ana Clara de dentões.
Na segunda-feira (22/03) fomos na pediatra e tá tudo normal. Ela só não ganhou peso, mas cresceu 3cm nesse último mês. Não demos ainda a vacina contra a gripe H1N1 por conta da febre que ela teve no final de semana. Acho que vamos dar semana que vem.

Nesta quarta-feira (24/03) fui ao encontro de mães e bebês na AOBÄ. Foi ótimo, reencontrei amigas de outros encontros com seus filhos crescidos e novas mães com bebês bem pequeninos. Foi muito agradável, algumas mães se encantaram com o sling, experimentaram e aprovaram a idéia. Conversamos sobre desenvolviento psicomotor, parto, cólicas de bebês... Trocamos novas experiências, tudo de bom. A Ana? querida, delicada, brincou e explorou os brinquedos que estavam à disposição dos bebês. Mas o que ela curtiu mesmo foi o "puf" que eu estava sentada: estava toda "faceira" por conseguir subir e descer sozinha. Além dela, o Eron também engatinhava (um bebê de uns 10 meses), mas os outros bebês que estavam lá ainda não. Todos mais novinhos ficavam deitadinhos balançando suas pernas e os braços explorando seus movimentos de formas diversas. Aline, mãe do Joaquim, estava lá também. Joaquim fofo como sempre está aprendendo a se virar. Gostoso poder acompanhar esse desenvolvimento dos bebês... No final do encontro o "céu desabou", o sol foi embora e... como sair naquela chuva com os bebês?? Acabou que deu tudo certo e foram todos embora. Eu e a Ana ficamos esperando uma carona da minha mãe, que estava presa no trânsito por conta da chuva. Ana Clara dormiu no carro (eram 19h30...). Chegando em casa deixei ela no berço assim mesmo: dormiu sem banho e com a roupa do corpo. Se eu resolvesse colocar o pijama, era capaz dela despertar de vez e aí o processo da noite talvez ficasse mais complicado. Às 22h ela acordou: trocamos a fralda, colocamos uma pijama e demos uma mamadeira de leite com mamão pra ela (pq ela não tinha jantado).
Na quinta-feira (ontem 25/03) foi dia de musicalização infantil na UFPR. Fomos Rapha e eu levar a Ana e prestigiar a aula dos bebês, às 9h30.
A Ana já frequentava a aula de musicalização desde a gestação, pois eu dava aula com o barrigão e também frequentava aula de musicalização pra gestantes. Ano passado levei ela desde seus 2 meses nas aulas da turma de 0 a 1 ano. Esse ano já inscrevi ela na turma de 1 a 2 anos. Ela não curtiu muuuito não, estava com sono ainda, e ficava passando do meu colo pro colo da Rapha. Mas até que curtiu uns chocalhos, uns lenços coloridos e olhava com atenção a professora Vivian tocar o violão.

Às 10h30 era a minha vez de dar aula (eu? dando aula?? SIIIM!! Retornando ao trabalho aos pouquinhos... e, por enquanto, junto com a Ana!!). Montei um projeto de aula e apresentei ao projeto de musicalização da UFPR: "SLINGAR E DANÇAR, apreciação musical através da dança com o bebê no sling". E essa primeira aula foi bem legal!! Foram duas mães com bebês pequenos e uma gestante. Uma das mães levou seus ring sling e ensinei ela a colocar o bebê no pano (porque ela tinha comprado mas não sabia como usar). A outra quis experimentar o sling wrap e ensinei a amarração básica. Dançamos e depois conversamos um pouco sobre os slings. As mães sairam felizes com seus bebês dormindo no pano. Lindo de ver!
A Ana? não ficou na aula... o Rapha foi dar um passeio com ela, foi dar seu lanchinho da manhã e só nos reencontramos no final da aula. Voltamos para casa à pé (distância: do Shooping Crystal até o Teatro da Reitoria) e eu levando a Ana no maior do sono enroladinha no sling. Um ótimo exercício para queimar umas calorias. =)

À tarde teve sessão do Cinematerna, mas não fomos. Resolvi ficar em casa e deixar a Ana curtir um pico de crecimento cheio de sono e muito peito.

Hoje, sexta-feira, começa 1ºSalão da Mamãe em Curitiba. Uma feira que abrangerá setores como roupa para gestantes, bebês e crianças, móveis, enxoval, fotografias, cursos, clinicas de fertilização, academias de hidroginástica, lembrancinhas, clínicas de estética, escolas e berçários, lojas de brinquedos, buffets infantis, artigos para festas, entre outros.
O Salão começa hoje e vai até domingo.
Quando der, vou dar uma passada por lá e dar uma bisbilhotada nas novidades.

Hoje tem também uma palestra sobre Pedagogia Waldorf (me interessa MUITO), com o palestrante Peter Biekarck - do Centro de Formação de Professores de São Paulo - às 19h na Reitoria (UFPR) no anfiteatro 100, 1º andar. E, o melhor: entrada franca. A palestra será realizada hoje e também no dia 31/03, no mesmo local e horário.

Acho que é isso. Volto outra hora pra contar mais coisas.
Agora tenho que atender a minha princesa que acordou.
Imagens: arquivo pessoal
1ª. Daniela (minha sobrinha afilhada linda) "lendo" a revista.
2ª. Ana Clara e eu na musicalização em julho de 2009.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Não é mais 11... é quase 1 ano!!

Quem me conhece sabe que sou completamente contra apressar as coisas... Quer me ver braba? me apresse para comer, ou para escovar os dentes e principalmente: me apresse para sair!! Você vai ver um taurina te atropelar!!

Sou contra o excesso de estímulos que existem para apressar os bebês a engatinhar, andar, falar... Algumas alopatias também fazem parte dessa pressa... Claro que cada caso é um caso, eu uso também, mas... por exemplo: 37,5º é febre? NÃO!! Mas tem um bando de mãe que já corre e dá um remedinho pra passar a "febre". Por que não dá um banho mais fresquinho no bebê? Espera e vê se passa... Mães de primeira viagem a gente dá um desconto! A gente já fica preocupada, liga pro pediatra e ele já receita um antitérmico (e a gente jura que ele sabe muito mais do nosso filho do nós mesmas). E a pressa pra fazer os bebês comerem? Quantas mães por aí que aos 3 meses já inicia a introdução de alimentos sólidos? E ainda conta, cheia de orgulho, que o bebê dela já come de tudo!! Por que será que tem um monte de bebês com cólicas e dificuldades pra dormir?

Enfim. Pressa.

Mas... vou confessar. Esses últimos dias me peguei apressando as coisas também. Minha filha completou 11 meses há uma semana, e uma pessoa me perguntou:
- Com quanto tempo ela tá?
- Quase um ano! (eu respondi...)
- Nossa! Mas ela já fica em pé sozinha sem apoio?
- Pois é... Tá quase andando!

E não foi só uma vez que eu falei isso. Foram várias vezes. E hoje parei pra pensar que, mesmo já organizando os preparativos da primeira festa de aniversário da Ana, não quero pensar assim. Quero pensar que ela acabou de completar 11 meses. E, se tá quase andando, não sei. Vamos dar tempo ao tempo.
E prometi a mim mesma que não vou repetir aquela resposta.
Sei que pode parecer bobagem, mas pra mim, pensar desse jeito, sinto que estou atropelando o tempo e querendo ser mais rápida que ele.

-Quanto tempo a Ana tem?
- 11 meses.
- Nossa! Mas ela já fica em pé sozinha sem apoio?
- Pois é... Linda, né?!

Ufa. Agora me sinto mais aliviada. =)

...

Mais novidades sobre a pequena? Conto com o maior orgulho de mãe super coruja:

-Os dentes... os dois incisivos inferiores, o canino esquerdo (nossa "vampirinha", como carinhosamente chamamos a Ana) e apontando os dois incisivos superiores. Ela baba e reclama muito. Coloco um mordedor na geladeira e ela se diverte mordendo bem forte e refrescando a gengiva inchada. Ela também gosta que eu massageie a gengiva com aqueles massageadores que a agente compra em farmácia. Mas, quando a irritação é muita, acompanhada de choro e brabeza, eu apelo pro 'nenê dent', mas não gosto muito não. Esses dias minha cunhada me fez pôr aquela 'camomilina C' na mamadeira com água, funcionou: ela ficou bem calminha... Até demais! Senti que influenciou bastante no sono dela. Aí achei melhor não dar mais.

- O sono... resolveu dormir melhor com o pai mesmo. Quando estamos todos em casa, eu dou o banho enquanto ele prepara o quarto e arruma o beço. Depois, ele coloca a fralda, passa o talco, põe o pijama. Apaga as luzes e diz "vamos descansar?", e ela apoia a cabecinha no ombro dele, relaxa completamente os braços, é colocada no berço e dorme. E... quando estou só eu? Daí ela tem que chorar! Por quê? não sei. Eu faço o ritual do Rapha exatamente igual, mas não funciona. Me consola saber que não é só comigo que isso acontece, já ouvi relatos de outras mães com histórias muito próximas. O que me deixa feliz são as longas 10, 11 horas de sono direto.

- Desenvolvimento psicomotor... Lindo de ver. Ela engatinha super bem e anda por tudo apoiando-se no sofá, nas cadeiras e se arrisca de passar da cadeira pro sofá (considerando que a distância entre eles é maior que seus bracinhos podem alcançar num só passinho). Ela adora me beijar, abraçar, beijar e lamber o espelho. Mostra o pé e a cabeça. No banho (de balde, sempre!!) coloca os pezinhos pra cima para serem lavados, fica em pé para lavar a bundinha e para sair do balde quando o banho termina. Dá gritos de felicidade só de escutar o interfone ou quando abrimos a porta para sair. Entrega a chupeta quando tiramos ela do berço de manhã.
etc, etc, etc...

- Alimentação? ótima!! Come super bem!! Frutas, papinhas sagadas (com uma misturança de legumes) temperadas com salsinha, cebolinha, cebola alho e muito pouco sal... adora pão, rosquinhas de polvilho e bolacha "água e sal". Toma água, sucos naturais com gelatina de alga e LM o dia inteiro. Esses dias resolvi introduzir a carne. Adorou! Mas o cocô veio com outro cheiro... BEM mais fedido... rsrsrs. A introdução de cada tipo de alimento é muito bem pensada por mim e pelo Rapha. De tempos em tempos colocamos uma coisa nova na alimentação dela... sempre com muita calma e prestando muita atenção nos resultados: cocô, sono, cólicas(? não sei o que é isso...).

- Assaduras... sim. Quando come muita banana, quando faço suco de maçã ou quando fica o dia inteiro de fralda nesses dias de calor. Infelizmente só o hipoglós não dá conta do recado, então algumas vezes coloco uma colher (de sopa) de amido de milho na água do banho e passo "Nistatina" antes de dormir.

- Relação com outras pessoas e outros bebês... Ela não vai no colo de quem não conhece. Não sorri pra qualquer um, aliás, tem um olhar 'bem desconfiado' que nunca recebeu um elogio por simpatia. Eu acho isso ótimo. Só entrega seu carinho, sorrisos, beijos e abraços àqueles que conhece e confia. Brinca sozinha, mas não por muito tempo. E, como toda criança, adora a companhia de outras crianças...

- Crescimento e peso: parece ter engordado um pouco e cresceu um pouquinho (pelo que dá pra ver pelas roupas)... mas não sou muito chegada nos números. Se eu olhar pra ela e sentir minha filha bem e saudável é o que importa. Não conto os dias para a consulta da pediatra, me sinto melhor tirando dúvidas e pedindo conselhos pra outras mães (na maioria das vezes virtualmente mesmo: blogs, grupos de apoio, comunidades do orkut...).

E blábláblás... Chega de escrever.

Ela é linda e pronto.

rsrsrsrs...

terça-feira, 9 de março de 2010

"O importante é ter saúde"

Quantas vezes a gente já escutou essa frase??
E quando realmente a gente entendeu o sentido dela?

No meu caso, eu entendi MESMO só depois que a Ana nasceu. Meus pais repetiram essa frase inúmeras vezes quando eu era criança, adolescente... E a gente continua ouvindo sempre. Todos falam!! Mas eu não absorvi o real sentido dela até ter um filho.

A Ana Clara não foi uma filha planejada, chegou assim meio sem querer... Por um bom tempo da minha gestação eu me preocupei com a questão financeira, onde iria morar, com que dinheiro iria comprar as coisas pra ela, pois não tinha um trabalho com salário fixo e nunca ganhei bem... As pessoas, (amigos e familiares) sempre diziam: "o que importa é ter saúde, o resto a gente dá um jeito"... E resolvi aceitar aquilo e seguir mais tranquila com a minha gestação, pensando mesmo na minha saúde e da Ana Clara... Tudo ocorreu super bem durante a gestação, até ela nascer e dar um susto na gente. Confesso que foi só nesse momento que aquela frase tão falada e conhecida por todos fez real sentido pra mim.

Durante esses primeiros 11 meses da Ana Clara pouquíssimas vezes ela teve cólicas, febre, resfriado... ou qualquer dessas coisas chatas que deixam os pais preocupados ou até de cabelo em pé. Até hoje ela ficou doentinha uma vez, quando contraiu um rotavírus, mas teve uma recuperação super rápida (e devo isso à amamentação exclusiva até quase 7 meses, alimentação sólida muito bem equilibrada, muito carinho, atenção, paciência, colo, sling, homeopatia, e peito em livre demanda até hoje).

Mas nem por isso estamos livres de certas doenças, eventuais acidentes... Me dei conta disso quando li um post de uma amiga minha, mãe de dois filhos lindos e que, há alguns meses sofreu muito por conta de uma doença pouco divulgada, diagnosticada em seu filho mais novo: Doença de Kawasaki.

Vale a pena ler (clique aqui)

Imagem retirada do blog da Renata, mãe de Noam e Laisa.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Noites tranquilas, dias felizes...

Já faz uma semana que fiz um post sobre a nossa primeira noite inteira sem interrupções...

Achei que aquela noite seria somente uma exceção e que a Ana iria continuar acordando algumas vezes a noite para mamar... Que nada!! Completamos uma semana de noites tranquilas e dias mais felizes. São 10 ou 11 horas de sono sem interrupções. O que que a gente fez? Quase nada. Mas o que mudou radicalmente foi a maneira dela ir dormir: não dou mais a mamada antes do sono da noite. Durante o dia ela mama bastante, ainda em livre demanda, mas a noite, não mais.
Mas porque ela não mama mais antes de dormir? Essa semana tive uns compromissos a noite e quem ficou com a Ana foi o Rapha, e assim, saí mega tranquila. Ele deu a janta pra pequena, deu banho e fez ela dormir...

Nessa última segunda-feira fui numa formatura de uns colegas meus da faculdade. Adorei. Revi amigos que há tempo não via e colocamos a conversa em dia. Minha primeira saída a noite sem a Ana!! Apesar de estar super tranquila por ficar longe da minha cria, o celular estava sempre na mão (literalmente). Até dava vontade de ligar e perguntar como estava a situação em casa, mas achei que o Rapha poderia ficar um pouco chateado... sei lá. Não liguei e aproveitei um montão a festa. Me senti um pouco monotemática no assunto com quem conversava (bebês, amamentação, sono de bebê, sling, gravidez...) mas... fazer o que né?! Por enquanto essa é a minha vida e eu adoro falar sobre tudo isso (e quando começo a falar... não páro mais). Cheguei 1h15 da madrugada em casa. Quando perguntei pro Rapha como foi que a Ana se comportou... Surpresa: na hora de dormir ele simplesmente colocou ela no berço e saiu do quarto. Simples assim. E tem sido assim desde esse dia.

Aliás o Rapha consgue fazer ela dormir melhor que eu, comigo ela chora bastante. Com ele não. Ela até briga um pouquinho com o sono, mas não dá 5 minutos e ela já dormiu. Confesso que até me dá uma invejinha quando isso acontece, mas a alegria de ver o sorrisinho no canto da boca dele quando sai do quarto dela... É impagável. Sem contar que ela dorme super bem.

Para algumas pessoas que acompanham essa nossa trajetória com o sono da Ana às vezes podem achar tudo isso um exagero da nossa parte. Mas se deparar com essas mudanças num filho e perceber que ele está crescendo e aprendendo certas coisas... É muita felicidade para nós, pais.
Qualquer que seja o aprendizado.

Todo dia, durante as sonecas diárias, eu entro no quarto dela enquanto ela está dormindo, e toda vez meus olhos chegam a marejar (como agora que estou escrevendo isso) e penso: tenho uma filha saudável, linda linda linda que clareia todos os meus dias cinzentos de Curitiba.
E agradeço a Deus por isso. Sempre.
E passei a agradecer ainda mais depois que li um post de uma amiga que conta sobre uma fase muito complicada em que está passando com um de seus filhos... assunto do próximo post.