quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aniversário, desfralde e assuntos escatológicos...

Ontem foi aniversário do Rapha. Pela primeira vez fomos a um bar com a Ana.
Ficou tranquila, levei uns brinquedinhos mas ela queria saber mesmo era do suco.
Mãe, quero suco. E mesmo depois de explicar que o moço ia fazer o tal do suco pra ela e que ia demorar um poquinho porque ele tinhas outros sucos e papás para fazer para outras pessoas, ouvi repetidas vezes Mãe, quero suco!. Tudo bem. Tomou o suco. Comemos umas esfihas. Mãe, quero mamá vecê (ou seja, mamá da mamãe). Já eram umas 21h30 e o sono já estava a perturbar a criaturazinha. Mamou, amarrei no sling e capotou. Fui pra casa e coloquei ela na cama do jeito que estava, não troquei de roupa e muito menos coloquei fralda.
No dia anterior já havíamos conversado que a fralda ia embora e que ela ia dormir sem fralda, só de calcinha. Ela não ficou lá suuuper animada mas aceitou.
PRIMEIRO XIXI NA CAMA (dela! porque a nossa já foi batizada...).
Mas eu já estava preparada. Ela não dormiu seguindo a rotina janta-banho-xixi-cama. Portanto eu já esperava o esperado. Dito e feito. Acorda, troca o pijama, troca lençol. O colchão? é daqueles que já tem um lado plastificado. Óóóótimo! super recomendo. É só passar um paninho e já está seco.
Voltou a dormir e foi até às 8h (raridade aqui em casa, pois geralmente acorda às 6h).

Estudando Escatologia com Ana Clara...

Ana Clara fez cocô, saiu do vaso e olhou sua obra:
ó lá mãe: você, eu, papai!
(família cocô!). Chorei de rir!

Outro dia, a mesma coisa. Desta vez ela olha o cocô (bem pequenininho) e diz:
ó mãe, só você!
Essa minha filha é uma figura.

Agora pouco colocamos ela pra dormir (sem fralda). Filha, tem que fazer xixi no vaso antes de dormir, pra não fazer xixi na cama, tá?.Ok. Fez xixi. Voltamos ao quarto, deitou no berço e poucos segundos depois, mãe! cocô!. Vamos lá no banheiro, fica lá um pouquinho, faz uma forcinha, e sai o cocô. Curiosa, perguntei (me referindo ao cocô dela): quem está lá, filha? E ela: Só eu!. Ok. Voltamos pra cama, segundos depois Mãe! mais cocô! Vô fazê você!.
Eu me divirto com essa filha...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Operação desfralde... 1 mês depois...


Já faz um mês desde que iniciamos o desfralde com a Ana.
Durante a primeira semana foi daquele jeito... Escapava um xixi ali, fazia outro no penico... Mas até que ela entendeu, até beeeeeem mais rápido do que eu esperava.
O que me deixou um pouco preocupada foi que ele ficou uns 2 dias sem fazer cocô. Ela até pedia para ir ao banheiro, sentava no penico, mas nada de sair o tal cocô.
Preocupada, primeiramente fui pedir conselhos para outras mães, pela internet, em grupos voltados a maternidade consciente e tal. Li um texto sobre a maturidade para o desfralde.

Desfralde: fisicamente e emocionalmente "prontos"?

Uma lista de items que podem ser avaliados antes de tomar decisão pelo desfralde.
Um livro completo sobre o tema (que contém essa lista, estratégias e muito mais), foi lançado recentemente por Elizabeth Pantley:
http://books.mcgraw-hill.com/getbook.php?isbn=0071476903&template=

Segue a lista:

Sinais para avaliar se seu filho está pronto para começar desfralde:

1) avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar
2) muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc)
3) Os cocôs do seu filho são previsívies, sempre na mesma hora do dia?
4) Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca?
5) Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc.
6) Entende e atende pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa.
7) Nota quando alguém está usando o banheiro, fica curioso, quer dar descarga
8) Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca
9) Tem entre 24 meses e 30 meses ou mais
10) Tem um bom vocabulário, se comunica bem
11) A criança tem certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc..
12) quando seu filho quer fazer os items acima, você tem paciencia de ensiná-lo, ou prefere fazer por ele pois é mais rapido e facil?
13) E você, mãe, está cansada de trocar fraldas, ou no fundo não se importa ainda com isso?
14) Existem mudanças de rotina na família em breve, irmaozinho chegando, viagens, etc? Se sim não é o momento certo.
15) voce considera o desfralde porque: alguém te disse que está na hora, porque seu filho está com quase 2 anos, seu instinto diz que seu filho está pronto para isso, a escolinha do seu filho requisita o desfralde, ou porque seu filho está interessado e já pediu para usar o pinico ou ficar sem fraldas mais de uma vez?


Sinceramente? A Ana não atendia a todos os aspectos, e por um momento pensei em desistir. Mas liguei para o pediatra e ele receitou uma homeopatia. Funcionou. Ela fez o cocô. E a partir de então, foi um sucesso.

Durante as duas primeiras semanas ela só ficava sem fraldas em casa, para sair ainda era um pouco complicado. Mas sempre que chegávamos em casa, depois de um passeio curto, a fralda estava seca e ela logo pedia para ir ao banheiro. Então, aos poucos, deixamos de usar a fralda para sair. Evidentemente ainda temos umas restrições, mas são poucas, geralmente quando o passeio é mais longo. E agora, quando vamos sair, pedimos para ela tentar fazer um xixi antes do passeio. Ela não fica muito feliz, mas conversando, com jeitinho, ela vai e faz o xixi.

Passamos do penico, para o vaso, com o redutor. Obrigada vovó Ceres!
Ficar limpando penico... ninguém merece!! Eu tinha comprado um redutor daqueles rígidos, e a Ana reclamava "essi não, mãe. Fais dodói bumbum!". Mas minha tia deu um desses macios, e ela adorou!
Toda vez que sentava no vaso dizia: "Vovó Céis deu esse né mãe?! Essi não fais dodói bumbum, essi bom!".
Mas o penico ainda está lá. Às vezes, no meio do banho, ela tem vontade de fazer cocô. Sai da banheira, senta no penico e faz. O bom é que já lavo o penico com a água da banheira.

À noite ainda temos um certo receio de tirar. Porém, desde a segunda semana de desfralde, ela acorda com a fralda sequinha e já pede para ir ao banheiro. À noite, algumas vezes, uma hora depois de dormir, ela acorda, grita lá do quarto "mãããe!! paaaai!!" e a gente sai correndo, chegando lá, ela fala baixinho: "xixi!". Vamos ao banheiro, faz o xixi, volta e dorme.
Estamos feliz com o processo. Achei que iria ser mais complicado. Requer paciência, obviamente, mas aqui em casa foi bem tranquilo. Às vezes escapa um pouquinho na calcinha, mas ela já segura, pede para ir no banheiro e ela termina lá.

Hoje, durante este post, ela estava dormindo, depois de tomar uns 300 ml de chá de melissa. E, pela primeira vez, ela fez xixi na cama (na nossa cama). Logo que ela acordou, triste, olhou para baixo e disse: "papai fica babo! Eu fiz xixi aqui na cama...". Ainda não sei o que o papai vai falar, pq ele ainda não chegou...