segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Um monstro invisível...


Domingo, dia 17 de janeiro... Logo que chegamos de viagem, demos banho na Ana e ela 'capotou'!! Eu e o Rapha jantamos, e não demorou muito pra irmos deitar. A babá-eletrônica estava ligada, como sempre, mas ouvimos uma tosse estranha da Ana. Quando fomos conferir... Ela tinha vomitado!! e muito!! o berço inteiro coberto de vômito de mamão... e a Ana com uma carinha de assustada. Bom. Tentei ficar calma e pensar porque aquilo poderia ter acontecido. Arrumamos tudo, e colocamos a Ana no outro berço. Resolvi dormir no quarto com ela. Durante aquela noite a Ana vomitou mais umas 3 ou 4 vezes. Aí começou a 'bater' um desespero. Medimos a temperatura: 37.5 graus. Ai ai ai... Praticamente não dormi. Não sabia se dava o seio pra ela mamar... mas quando ela terminava de mamar, não demorava muito ela voltava a vomitar.

Segunda-feira de manhã liguei pro pediatra da Ana e ele só me pediu pra fazer os exames que ele havia pedido na última consulta (que foi na sexta-feira, um pouco antes de eu sair de viagem. A Ana não tinha ganhado peso nos últimos 2 meses, então ele me pediu pra fazer exame de sangue e de urina na Ana). Minha filha estava exausta, fraquinha e com um pouco de febre! Eu ia fazer exames de sangue e urina nela? Nem pensar!! Eu queria e tratar daquilo que estava acontecendo com ela na quele momento.

Como não gostei muito da postura do pediatra, resolvi então ligar pro homeopata. Ele me receitou uma homeopatia pro vômito e disse pra ficar calma e ligar sempre pra mantê-lo informado. Além da homeopatia, eu dava soro caseiro e, de vez em quando, o seio. E foi assim até anoitecer. A Ana vomitou mais umas três vezes durante o dia, ficando cada vez mais fraquinha. O homeopata me ligou umas 21h pra saber como estava a situação. Logo que atendi o celular, a Ana tava no meu colo e vomitou mais uma vez. Ele sugeriu então que eu levasse ela pro hospital, pois ela estava cada vez pior.

Chegamos no hospital, a Ana enrolada no sling dormindo - de fraqueza - e logo fomos atendidas. O pediatra examinou e constatou que era um ROTAVÍRUS!! Receitou um soro, um remédio pro vômito e outro pra febre, mas este só se passasse de 38 graus. Ele disse que o ciclo do rotavírus iria durar mais uns 5 dias, e quando ela parasse de vomitar , ela ia ter diarréia, e não teria nada o que fazer, senão ficar atenta a febre e a quantidade de vômitos.

Voltamos pra casa, compramos os remédios e lá se foi mais uma noite com a Ana alternando entre o berço, o colo e a minha cama. Durante a noite, a Ana não vomitou. Quando amanheceu ela estava com fome e pedia ansiosa pelo meu peito. Quando achei que estava tudo mais tranquilo, ela mamou mas não demorou muito pra ela vomitar novamente. Aí eu fiquei bem assustada: ela estava pálida e MUITO fraquinha, fechava os olhos como se fosse desmaiar!! Meus Deus!! Me arrumei em dois minutos e por pouco não fui correndo pro hospital. Mas minha mãe, que estava com ela no colo naquele momento, me acalmou e disse que achava que ela estava melhorando e tínhamos que manter a calma. Resolvemos ficar.

Depois disso a Ana não vomitou mais, mas não queia saber de comer nada nem o seio ela queria muito. Não insisti. Continuei com o soro e a homeopatia. No meio da tarde começou a diarréia. Coitadinha... Não queria saber de outra coisa senão o colo da mamãe ou da vovó.
Eu e a minha mãe nos revezávamos pra cuidar da Ana e lavar roupas sujas de cocô e vômito de nenê. Eu quase não parava em pé, estava exausta, mas isso não importava, eu queria mesmo era cuidar da Ana.

Quarta-feira ela já estava melhor, mas não 100%. Ainda não comia muito bem, mas já mamava com gosto. Ainda estava com diarréia, mas não estava mais pálida e fraquinha. Já dava sorrisos e demostrava uma grande melhora no ânimo.
Aí o Rapha e a minha mãe começaram a passar mal. Os dois 'pegaram' o tal do monstro invisível também!
E eu? Nada!! Não contraí o vírus. Graças a Deus!! Estava exausta sim, mas MUITO feliz pela recuperação da Ana. Foram dias terríveis, mas hoje me sinto aliviada, tranquila e mais 'forte' como mãe.

Chegamos ao final de semana recuperados do susto. Fomos almoçar na vovó Iara no domingo, e no meio da tarde fomos passear no Jardim Botânico: Ana Clara, Rapha, eu, minha mãe, minha tia, meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha (feliz aprendendo a andar de bicicleta).
Hoje levei a Ana numa consulta com o homeopata. Está tudo bem. Ele só receitou uma homeopatia pra Ana dar uma recuperada no peso que ela perdeu na semana passada por conta do rotavírus. Por que não levei ao pediatra? Estou à procura de outro.

Um comentário:

  1. Malu pegou uma virose essa semana tbm... dá um desespero né! Hj que ela esta melhor tbm... To p da vida com a pedi dela que é homeopata e não retornou minhas ligações... ou seja, a busaca pelo pedi ideal continua aqui tbm. bjos

    ResponderExcluir