quinta-feira, 17 de março de 2011

"Coleira" para crianças - liberdade pra quem?

Andei pensando nessa reportagem sobre o uso de "coleiras" em crianças, e que tem causado certa polêmica...

Achei interessante o texto, por ter sido imparcial com depoimentos de pessoas que usam o acessório, e as diferentes opiniões de profissionais sobre o assunto. Gostei muito do texto da Kathy, do blog das mamíferas sobre essa questão da coleira:
(...) Uma das mães ouvidas na reportagem comenta que o acessório dá "liberdade" ao
filho. Cheguei a dar risada ao ler isso. liberdade até o limite da corda? Que
liberdade é essa? (...) Será que quem ganha "liberdade" é o filho mesmo ou ela é
quem passa a ter uma preocupação a menos durante os passeios?
(...) outro ponto que muitos tocam é aquela justificativa ue mais me
irrita entre todas: "há até um relato de uma reporter que foi "encoleirada" e
não se considera traumatizada. Quando será que as pessoas vão entender que
sobreviver não basta? Que não queremos filhos "sobreviventes" de nada?
Fiquei aqui pensando no meu caso. Ana Clara, uma bebê de 23 meses muito calma, tranquila e que nunca saiu correndo de perto de mim no meio da rua (obviamente esse "nunca" é referente à um período de tempo de uns poucos meses que ela já anda, mas é no que eu posso me basear até agora). Sempre expliquei com calma, mas com ênfase no meu medo dela se machucar, sobre o cuidado dela tomar quando saimos para a rua. Hoje mesmo saí com ela e, quando vou atravessar a rua geralmente deixo ela ir andando de mão dada comigo (não a pego no colo), e ela NÃO ATRAVESSA antes que todos os carros estejam parados, e isso é uma coisa que ela mesma decidiu fazer, nunca falei a ela que tivesse que fazer isso. E não adianta eu falar pra ela "já podemos atravessar" se os carros ainda não estão todos parados antes da faixa de pedestres. Em outros lugares como shopping e mercado ainda uso muito o carrinho.

Acho que pra tudo existe um equilíbrio. Mas devo confessar que nenhum depoimento de mães que são a favor do uso da coleira me convenceu. Ainda acredito que haja outras alternativas muito mais saudáveis, repletas de paciência, calma e carinho...

Autoridade se faz com amor!

Um comentário:

  1. Aff... Cada um com seu cada um né Isa! Eu não usaria, de jeito nenhum! E você sabe que tenho uma pimenta em casa, que não gosta de dar a mão, que corre na frente! Mas nada que um grito de DANIELA, PARE! não resolva! Concordo que "sobreviver" a certas atitudes extremas dos pais não basta! Só o fato da reporter lembrar que foi carregada na coleira já é uma marca! E, assim como você , nenhum argumento a favor me convenceu!
    Tem selinho pra você no meu blog!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir