segunda-feira, 12 de abril de 2010

A comemoração...

A primeira festa de aniversário... Domingo, dia 11/04/2010 às 15h30. Salão de festas do prédio da tia Ceres.

Pensei um bocado antes de começar a organização da festa. Sou completamente a favor de poucos gastos (mesmo porque não temos dinheiro pra fazer nada muito espetacular, tipo alugar esses buffets infantis e bla bla blás que não tem NADA a ver com a gente), sair do tradicional (não quis encomendar os tradicionais docinhos e salgadinhos cheio de frituras e nada saudáveis) e fiz uma pequena seleção na lista de convidados.
No fim das contas, foi assim: preparei o salão para 50 convidados, 10 mesas cada uma preparada com prato, xícara, copo, talheres para 5 pessoas. No centro do salão, uma mesa grande com as comidas: diferentes tipos de pães, patês, frios (queijo, salame, presunto...), bolachas e pão de queijo. Os tradicionais docinhos foram substituídos por mousses de maracujá e uva, servidos em copinhos de plástico e que ficaram sobre a mesa em volta do bolo. O bolo, sim, não saiu do tradicional: chocolate. Mas enfeitado com flores comestíveis: simplesmente lindo!!

Para beber: água, refrigerante (que da próxima festa vou ver se dispenso) e diferentes tipos de chás (daqueles de saquinho, e água quente em garrafas térmicas). Suco?? até que foi comprado, mas esquecemos de servir, dá pra acreditar?? Acontece...
Lembrancinhas?? Fiquei na dúvida se fazia ou não... Acabei fazendo um pacotinho com doces coloridos, bem simples, mas bonitinho. Nada de ímã de geladeira com a foto da aniversariante... Não mesmo!!
A preparação: dividimos as tarefas, é claro. Como não temos dinheiro pra encomendar tudo pronto, a maioria das coisas foi feita por nós. Eu e minha mãe fizemos os mousses e o pão-de-queijo. Minha sogra querida fez os patês deliciosos e o cunhado querido fez o bolo maravilhoso. Eu comprei os frios, os pães e as bolachas (da "Casa das Bolachas"... hummm!! delícia!!). A decoração: meia dúzia de bexigas cor-de-rosa e roxas em forma de flores. E só. Pra dar uma "cara" de festa de criança... porque, pelos comes e bebes e pela preparação do salão de festas, acabou ficando com cara de um café colonial chique!! Muito elogiado, por sinal. rsrsrsrs...
Uma coisa que não vou "abrir mão", da próxima vez, é de contratar alguém pra cuidar das comidas... Porque acaba sobrando sempre pra minha mãe, tadinha, que quase não aproveita a festa por conta disso.
____________________________________
Esses dias me arrisquei escrevendo um post aqui (mas não postei) falando das minhas previsões para a festa. Uma dessas previsões foi que Ana Clara ficaria irritadíssima durante a festa - assustada com o monte de gente querendo pegá-la no colo, etc -, que não aproveitaria nada e que eu e o Rapha ficaríamos nos revezando do salão de festas pro apartamento pra ficar cuidando da filha dorminhoca.
Bom... O que realmente aconteceu: quando o horário da chegada dos convidados foi se aproximando, a Ana foi ficando com sono... O Rapha foi fazer a aniversariante dormir no apartamento enquanto eu terminava de pendurar algumas bexigas e recepcionava os primeiros convidados. Não sei quanto tempo foi essa soneca da Ana (não foi muito), mas foi o suficiente para ela recuperar a energia e me surpreender até o final da festa.
Quando a Ana Clara acordou, sua dinda (minha cunhada, Luciana) foi atendê-la e levou-a até o salão. A pequena chegou meio assustada, quietinha... mas por pouco tempo: logo que viu a prima Daniela já pediu para ir pro chão brincar. E brincar, e brincar, e brincar, e brincar, e brincar... Lembra da previsão que eu fiz? Se eu fosse cartomante, estaria na miséria.
Rapha e eu estamos até agora falando e comentando da nossa alegria por sentir que nossa filhota aproveitou muito sua festa. E muito mesmo.
Obviamente não foram todas as pessoas que convidei, mas fiquei muito feliz com quem esteve lá. Todos muito queridos!! Muitos presentes, roupinhas lindas e brinquedos que a Ana já curtiu durante toda a festa. E o meu temido momento do "parabéns"?? Ana Clara ficou no meu colo, olhando para todos com uma carinha de assustada, mas deslumbrada com aquele monte de gente cantando aquela música e todos olhando para ela. Só quando terminamos de cantar que ela resolveu bater palmas!! Rsrsrsrs... Linda!! Lá pelas 18h30 demos a janta pra pequena (no meio da festa mesmo) e deixei ela curtir mais um bom tanto da festa. Mas chegou um horário que o sono já foi se manifestando e ela não se entregava. Já eram umas 20h45 e, mesmo tendo uns três convidados ainda no salão, me despedi e fui levá-la pra casa, dar um banho e colocá-la na cama. Rapha, minha mãe, minha tia ficaram lá organizando as comidas e as louças... Mas logo voltaram pra casa e fomos todos dormir, cansados mas satisfeitos.

Obrigada à todos.
Rapha, por aturar meus chiliques e ansiedade por achar que não vai dar tempo, ou não vai dar certo.
Mãe (idem). E por ser essa mãezona sempre à postos pra tudo. Tia Ceres, que me surpreendeu por não ter deixado de viajar pra ajudar na organização de tudo.
Iara, minha sogra querida, que também está sempre ajudando e apoiando nossas idéias.
Diego, cunhado querido, que mesmo sabendo que não poderia comparecer, preparou o bolo com todo o carinho do mundo.
Lu, cunhada linda. Grávida de 6 meses, com um baita barrigão, sem ter dormido NADA na noite anterior à festa, estava lá, comigo, às 10h da manhã me ajudando a terminar as lembrancinhas e arrumando o salão de festas, enchendo bexiga com toda felicidade do mundo!! Daniel, meu irmao querido, pelas fotos MARAVILHOSAS!! Obrigada às todos os familiares e amigos que estão sempre junto da gente, nos apoiando, nos ajudando e acompanhando essa nossa jornada de pais corujas e babões por essa princesa que alegra nossas vidas todos os dias!!

Beijos felizes da mamãe coruja.

3 comentários:

  1. Isa, Rapha.. a parte boa da maturidade e da responsabilidade que o passar dos anos nos traz e especialmente a chegada de um filho (planejado ou não, como nos nossos casos..rs), é que parece que passamos a ter mais certeza das coisas que queremos para nós de verdade (e as que não queremos, claro).. não é? Tipo assim, parece que tudo fica mais claro e passamos a realmente selecionar e semear apenas coisas e pessoas que nós realmente queremos que façam parte da nossa história (acredito que vocês concordem..). Poderia fazer um bog só filosofando aqui sobre isto, mas basicamente o que quero dizer é que me sinto lisonjeada de partilhar com você este momento maravilhoso e vocês sabem, sinto-me mesmo realizada também por vocês, pela celebração do primeiro ano de vida fora da barriga da Ana. Isso é demais. Hoje eu sou tão mais feliz por ter meu filho ao meu lado e por ter a certeza a cada dia que passa que só estou colhendo frutos divinos com coisas e pessoas que eu escolhi semear, como vocês, neste imenso quintal do mundo. Que legal podermos partilhar o comecinho das histórias fantásticas que ainda teremos para contar sobre nós e nossos filhos..... Parabéns a vocês pelas belas conquistas alcançadas! Desde a simples realização de uma festa (que para nós nunca é simples né..rs) até a efetiva comemoração que é a vida desta bela menina Ana Clara! Amo vocês! Beijuls enormes! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra vcs! Não importa o tsamanho da festa, acho que 1 ano tem que ser celebrado sim.
    a Malu tbm surpreendeu na sua festa, brincou até... ser mãe é surpreender-se todos dos dias! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Isa! A festa da Ana estava uma delícia! Super aconchegante! O bolo estava lindo e delicioso! O chá também! A Ana realmente brincou muito! E o brilho no olhinho dela na hora do Parabéns foi impagável! Parabéns para você e o Rapha por 1 ano de Ana Clara! =o)

    ResponderExcluir