quinta-feira, 5 de agosto de 2010

1 ano e 4 meses... de CASTIGO! Pode??

Ana Clara sentada no case de guitarra do papai e com sua ecobag

Amanhã Ana Clara completa 16 meses de vida!

E este último mês ela passou por um salto de desenvolvimento e muita coisa mudou por aqui.

A começar pelo friiiio que tem feito que não tem permitido nem uma saída no mercado, um passeio no parquinho, na praça... Assim, Ana Clara está ficando irritada, ansiosa e entediada de ter que ficar trancafiada em casa há 1 semana!!

E nesses últimos dois dias o clima ficou ainda mais pesado por aqui. Ana Clara tirou a gente do sério e tivemos que apelar para as dicas da (blééé) Supernanny - o cantinho do castigo. Eu não queria, eu juro, mas não vimos outra saída.

Tudo começou quando fui pegar um copo d'água na cozinha, e quando voltei a (sapeca) Ana Clara estava correndo em cima do sofá. E, o pior, com aquele sorrizinho de "estou aprontando todas, mamãe, e estou achando bem legal". Então eu dei um sermão e expliquei que aquilo estava errado e que ela não poderia mais faze-lo pois eu tenho medo que ela se machuque e tal...
Logo depois, quando fui colocá-la no berço para a soneca da terde - depois de enrolá-la no sling, dançar bastante e ela completamente dormindo e babando no meu peito - ela abriu o berreiro e não teve "Cristo" que fizesse ela dormir mais. E eu sabia que ela estava com sono e que ela precisava continuar dormindo. Minha paciência foi chegando ao fim: tirei ela do berço e coloquei-a sentada na poltrona do quarto e conversei bastante: expliquei que eu estava cansada e que ela estava com sono e precisava dormir, pois isso poderia atrapalhar o sono dela a noite, e que minha paciência havia acabado e que eu precisava de um tempo para respirar. Falei a ela que, como ela já havia perdido o sono, nós iriamos para a sala, mas ela deveria brincar sozinha e me deixar respirar tranquila para recuperar minha paciência. E não é que ela entendeu? Brincou sozinha e tranquilamente durante 2 horas!! Só vinha me solicitar quando queria pegar algo em algum lugar onde não alcançava ou quando queria me mostrar algum brinquedo ou algo diferente.
Chegou a hora do jantar e foi um sossego - algo que nos últimos dias tem sido bem difícil: ela recusa a comida, chora, bate no prato, cospe... Desta vez ela comeu tudo, bem quietinha e comportada.
Mas, quando eu menos esperava ela aprontou mais uma: foi o tempo de eu ir ao banheiro fazer xixi, que ela puxou a toalha da mesa o suficiente para alcançar a mamadeira e, quando a pegou, espalhou o leite da mamadeira por todos os brinquedos no chão, pelo sofá, no piano... Aí eu surtei!! (pois ela havia feito A MESMA COISA no dia anterior e eu já tinha dado uma bronca nela). Não vi outra saída senão colocá-la de castigo. Deixei ela sentada no corredor - onde eu poderia vê-la estando em qualquer outro lugar da casa - e expliquei o motivo do castigo e que ela só poderia sair dali quando eu mandasse. Ela ficou ali bem quietinha, séria e com cara de choro e assustada. Fui firme e me comprometi com o castigo. Deu tempo de preparar todo o banho dela, esquentar a água, separar o pijama... E, finalmente fui tirá-la de lá. Expliquei tudo novamente, que eu estava triste por ela ter feito aquilo e, sem eu pedir, ela me deu um abraço bem forte e um beijo bem babado. Dei banho, troquei a roupa e ela bem boazinha, sem chiliques. Na hora de colocá-la no berço ela chorou um pouquinho só e logo dormiu. A noite toda.
Hoje ela acordeou bem, comeu bem, já dormiu sem (muito) chilique e chororô...
Ainda estou pensando sobre a questão do castigo... Mas acho que não é tão ruim assim como eu pensei. É que ela anda aprontando todas e fazendo muito chilique... e a minha paciência está no limite!!
Será que ela já está exigindo certos limites?? achei que isso só fosse acontecer mais tarde, beeem mais tarde...

2 comentários:

  1. oi isa, sabe quetenho muitas coisas para comentar sobre isso, muito mesmo...
    não estou com tempo agora mas depois te escrevo um e.mail, sabe a milena da areté?!?!?? converse tb com ela sobre isso, eu mudei minhas atitudes depois do que ela me falou...
    mas depois te falo mais
    bj pra ana q é linda e viva as crianças desafiadoras, kkkkk

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela retribuição da visita, também não consegui ler tudo do seu blog mas, pode ter certeza de que vou...
    Adorei o conteúdo de seu blog e tanto vc como eu, sabemos que ser mãe não é nada faácil...
    meu Gabriel é terrível e no meu blog, vou contar todas as nossas dificuldades em educar um filho único de seis anos em um mundo de muitos apelos publicitários e uma vasta amostra de violência que as tvs exibem diariamente e afetam as nossas crianças...
    Adoraria ter você como amiga e manter contato pois creio que partilharemos das mesmas dificuldades....
    bjs
    Gis@

    ResponderExcluir