sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Saindo da rotina...

Noooossa... quanto tempo!!
Vamos escrever rapidinho antes que a dona Ana Clara acorde e venha correndo requisitanto intermitentemente a atenção exclusiva da mãe.

Férias. Adoráveis. Na segunda semana de janeiro fomos nós 3 nos aventurar numa semana de curso em uma casa de retiro. Fui fazer um curso em formação em danças circulares durante a semana inteira, todos os dias, o dia inteiro (das 9h às 22h), e o Rapha e a Ana me acompanharam nesta minha nova empreitada.

Fiquei ansiosa pra saber como a filhota iria se comportar todos esses dias sem a atenção da mãe durante tanto tempo, longe da vovó e do vovô, da dinda, das primas.... Enfim. Resultado: fiquei ainda mais apaixonada e admirada pelo comportamento dela durante toda semana: ficou com o papai todo tempo, sem choramingos, se divertindo à beça com outras crianças que também acompanharam seus pais na mesma aventura. Durante as noites ela dormiu super bem, sozinha no quarto ao lado do nosso.

Eventualmente ela me chamava e, quando podia, eu amarrava ela na echarpe e ia lá íamos nós dançar grudadinhas.

Foi muito bom!


Vou confessar que somos daqueles pais extremamente rígidos com a rotina da Ana. Quanto temos algum evento (festa, aniversário, viagem...) e sabemos que vamos ter que deixar a baixinha acordada além do horário, já vamos nos preparando psicologicamente pro chororô. Temos que confessar qua a maioria da vezes (pra não dizer todas!) nos preocupamos à toa, pois a pequena sempre nos surpreende.

Nesta última terça-feira foi a comemoração do aniversário da minha irmã Carol, um jantar na casa da minha tia Ceres. (Para que não sabe, Ana Clara janta às 18:30 toma banho às 19:15 e, mais tardar, às 20 está completamente entregue aos braços de Morfeu). Agora pense num jantar de adultos, que jantam às 21:00 e vão proseando até altas horas... Além disso: pense em uma criaturazinha de 1 ano e 10 meses que não dorme DE JEITO NENHUM se não for no berço dela, em casa ou então num lugar tranquilo sem muito barulho. O resultado foi que a baixinha passou do horário de dormir e ficou tão eufórica que cheguei a ficar preocupada com o nível de cortizol no corpinho da pequena. Voltamos pra casa, demos banho (não tinha como não dar banho, pois a guriazinha tava azeda de tão suada de brincar, gritar e pular no sofá da vovó Ceres). Colocamos ela na cama meia-noite. Pensei: vai dormir até meio-dia!! Que nada: horário de sempre 9:00 estava a baixinha de pé pronta pra brincar. Mas vou confessar que durante uns dois dias ela ficou um pouco estressada, demorou pra voltar à rotina e dormir tranquilamente. Passou esses dias choramingando por qualquer coisa, cheia de chiliques e super chorona na hora de dormir.

Agora já passou. Tudo voltou ao normal.


Aí fico cá pensando com meus botões:
não devemos mais levar ela nas festas?
ela ainda é muito pequena?
mas só de vez em quando, não deve fazer mal, né?
ela vai ter a vida inteira pra sair na balada, então agora devo manter a rotina?
mas se ela não sair da rotina, não irá aprender a dormir tranquilamente quando precisar sair dos horários, né?


Eu e o Rapha não temos problema algum se precisarmos abrir mão de festas e baladas pra manter a baixinha nos horários dela de sempre... A questão é: isso é bom ou ruim pra ela?

Vejo alguns pais que não abrem mão de uma saidinha com os amigos a noite e acreditam que o bebê tem que se adaptar...


Qual é o meio termo?

Um comentário:

  1. Eu também sofro um pouquinho quando tenho que tirar o Nino da rotina noite!!! Gosto de todo o ritual de brincadeiras,banho, musiquinha,mámá... acho importante pra ele e pra mim. Ele sempre fica bem quando precisamos sair por um motivo especial, mas depois fica muitooo cansadinho.Pra eu sair de casa hoje tem que ser algo muitooooooo especial. Se não, marco pra durante o dia...ou nem vou...
    Um dia uma amiga minha (que não tem filho) me disse que eu deveria sair...acostumar o pequeno a sair a noite...ja que antes eu gostava de fazer isso... parecia estar falando com dó da minha atual situação...kkkkkkk.... eu amo essa fase de rotinas, carinhos e aconchego do pequeno Antônio e do maridão... troco fácil por qualquer programa a noite!!! Beijoooo
    Laiz

    ResponderExcluir