segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tudo passa... e chegam coisas novas...

Esses últimos dias tenho me emocionado muito com a Ana. Ela está muito esperta, crescendo e se desenvolvendo muito rapidamente, numa velocidade que a gente as vezes não consegue acompanhar.
Falante, curiosa, perguntando os "porquês" de tudo... Uma fofa!
Sempre comento com as pessoas, e não posso deixar de registrar isso aqui: ela diz que, quando crescer, vai ser bailarina do Cirque du Soleil e vai pintar a unha de rosa pink! 

Não tenho do que me queixar, minha filha é perfeitamente linda! Tem uma ótima saúde, quase não fica doente (bom... ela ainda não vai pra escola... provavelmente isso ajuda!), come bem, cresce bem, e o melhor: dorme bem! Confesso lembrar vagamente das minhas noites em claro por conta de um bebê que não sabia dormir, que acordava 5 até 7 vezes durante a noite... Nossa, foram dias difíceis!! 
No entanto já há algum bom tempo ela já dorme muito bem. A partir dos 10 meses ela passou a dormir a noite inteira. 
Hoje em dia, com 3 anos, ela tira uma soneca durante o dia, após o almoço, com duração de 1h30 até 2h30 (depende do frio, do calor, do cansaço...). A noite colocamos ela na cama por volta das 20h30 e ela dorme sozinha, no escuro, conversando e contando histórias para a boneca que dorme na cama junto com ela... e só acorda as 7h da manhã. Acorda feliz, falante, cheia de abraços, beijos e sorrisos matinais!! É uma alegria começar o dia assim!

E só digo isso para afirmar aquilo que uma vez disse, num daqueles dias de zumbi depois de uma noite inteira tentando fazer um bebê dormir... "Vai passar... Tudo passa, tudo passará"...

E quando passa, outras coisas chegam.
Diferente da rotina que fazíamos quando a Ana ainda era bebê, hoje em dia, depois do banho e de colocar o pijama, ela escolhe um livro para que eu conte a história pra ela. Deitamos na cama, começo a ler, ela fica muito concentrada, do início a fim da história, interagindo e falando partes do texto. Não tenho o costume de comprar muitos livros a ela, temos relativamente poucos, mas é interessante como ela gosta da repetição. Tanto que temos um livro que ela já "lê" inteiro sozinha, (de tanto que já lemos!!) acompanhando o texto com os dedinhos, e adora! Dá orgulho de ver!
Costumamos ir muito em bibliotecas, e ela sempre gostou dos livros. E, sinceramente, não acho que ela precise de muito mais para aumentar o estímulo ou melhorar o desenvolvimento cognitivo...

Hoje ela está indo dormir, pela primeira vez, na casa da vovó Ceres... Assim, Rapha e eu vamos aproveitar para ir ao cinema!! =)

Viva!









Nenhum comentário:

Postar um comentário