segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ana Clara no balde...

Lembro quando estava com o barrigão enorme, já no último mês de gestação e não havia comprado a banheira pra Ana Clara... Como eu iria dar banho nela sem uma banheira?? Minha mãe de repente aparece com uma banheira comprada num supermercado, rosa pink com bolinhas brancas, dessas suspensas, com trocador e tudo!! Fiquei super feliz. Finalmente tínhamos a banheira. Fiquei mais tranquila, principalmente porque o banheiro era enorme e ia caber aquele 'trambolho' lá e não íamos ter que montar e desmonar toda vez que fossemos dar banho na pequena.

Lembro bem do transtorno que era a preparação para o banho durante o primeiro mês da Ana: esquenta a água com umas ervas especiais para banho de bebê, enche a banheira com água do chuveiro, colocava o 'termômetro de tartaruga' na água (mãe de primeira viagem nunca sabe a temperatura certa, precisa do termômetro), leva tudo pro banheiro: toalha, coeiro, fralda, pomada, pijama... Liga o aquecedor (além do banheiro ser enoooorme e sempre gelado, a Ana nasceu em abril, lembro que estava muito frio...). Tira a roupa do neném, dá o banho naquela banheira enorme, acaba o banho, enrola o neném na toalha, abaixa o trocador, coloca a fralda no neném, o pijama... enquanto isso aquela choradeira (até hoje a Ana chora pra pôr a roupa...).

Até que um belo dia me disseram pra dar banho no balde. Aí minha vida melhorou, e a Ana, com certeza, me agradece muito. Continua o 'transtorno' para preparar o banho, mas depois de tanto tempo, já nos acostumamos e faz parte de nossa rotina deliciosa com a Ana: preparamos o chá do banho (ervas especiais para banho de bebê), enchemos o balde, colocamos o chá, tiramos a roupa, colocamos a Ana no balde, deixamos ela brincar um pouquinho com seus coleguinhas de banho, lavamos o rostinho, a cabeça, o corpinho, deixamos ela bricar mais um pouquinho com o pato e a foca, tiramos o bebê do balde, trocamos, colocamos o pijama, amamento e pronto. Bebê dormindo.

O balde ocupa beeeem menos espaço, utiliza beeeem menos água, dá mais conforto pro bebê (que fica quase que com o corpo todo debaixo d'água) e é muito mais relaxante pro bebê. Já vi um vídeo que mostrava o primeiro banho do bebê feito no balde (recém nascido, ainda na maternidade).

Desde que começei a dar o banho no balde, a Ana não chorou mais durante o banho, só quando o sono 'pega', aí não tem jeito. É choro na certa. Tem bebês que aé dormem no banho, mas a Ana não é dessas. Mas eu gosto muito de dar banho no balde, me sinto mais segura e sinto que a Ana se sente muito bem. Mesmo sentada no chão, me sinto muito mais confortável do que dando banho na banheira.

Eu não comprei desses baldes próprios pro banho do bebê, comprei um balde normal (desses pra lavar roupa mesmo, muito mais barato! Mas se eu soubesse antes da existência desse "ofurô" para bebês, talvez o tivesse comprado no lugar do 'trambolho').
Sempre colocava um coeiro no fundo desse balde, pois, por não ser próprio para banho de bebê, não é anatômico e tinha umas ranhuras que achei não serem muito confortáveis pra Ana durante o banho.
Depois de um tempo comprei outro balde, também de 15 litros (como o anterior), mas com forma ovalada. Achei que a Ana ficou melhor e acho mais fácil de dar banho nela nesse novo balde. Hoje ela tem quase nove meses e ainda toma banho no balde. Lindo de ver!!
Tem gente que não se adapta a esse tipo de banho, prefere as banheiras suspensas e com trocador, pois (como algumas argumentam) são muito mais práticas para a mãe, porque não precisa se abaixar e dar o banho sentada no chão. Tem gente que só usa o balde pra dar um banho relaxante no bebê, a ainda usa a banheira para a higienização porque diz que não consegue fazê-lo no balde.

Eu só uso o balde. Banho só no balde. E ela adora. E ainda cabem uns brinquedinhos (um patinho amarelo e uma foca cor-de-rosa). E, garanto que ela sai de lá bem limpinha!!

Ainda tenho o 'trambolho' rosa com bolinhas brancas pegando pó... Alguém quer? Tá novinho, quase sem uso.

3 comentários:

  1. HAHAHA... O trambolho rosa de bolinhas brancas eu não quero não! Aff, depois de vazar água pelo quarto todo da Dani, quando esquecia a mangueira aberta para esvaziar a banheira... Cruzes!!!!! Vamos usar o balde também, bem mais prático! Mas Ana fica a coisa mais fofa do mundo no balde!!!! Essa foto do pézinho é linda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, a Malu não cabe mais no dela... Tinha uma banheira logo que ela nasceu, ai ganhei uma redinha e achei o máximo, mas aos 4 meses quando descobri o balde... nunca mais banheira nem redinha! rs Comprei uma bacia agora, ela fica lá brincando, e as vezes vai no chuveiro comigo ou com o pai. Tbm to doando a banheira...rs bjos

    ResponderExcluir
  3. eu tb dava banho na manoela de balde, mas descobri isso quando ela ja tinha 2 anos, no começo tb tinha o trambolhão com trocador... sabe q uma amiga da o banho de balde no filho com o balde em cima da pia do banheiro? aquelas pias q tem espaço pra colocar coisas, grandes, assim não precisa abaixar...
    bj

    ResponderExcluir