terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dias difíceis, novas conquistas

Desde o final do ano passado, a partir das festas (Natal e Ano novo) a Ana mudou a rotina do sono (um super pico de desenvolvimento) e virou uma bagunça. O ano começou e dia 8 de janeiro levamos ela pra tomar vacina. No mesmo dia o PRIMEIRO dente 'resolveu' apontar...coitadinha! Deu febre (reação da vacina+dente apontando). Ela ficou toda molinha, quentinha e sonolenta. O jeito foi dar um banho mais fresquinho pra baixar a febre, muito colo e peito. Uns dias depois nós viajamos (só eu e a Ana), fomos pra praia passar o fim de semana. Pra relaxar? Doce ilusão. Viajar sem o Rapha pra dividir um colo... Nunca mais!! A Ana sempre foi muito tímida e grudada na gente: não vai no colo de quem não conhece (e, por favor, não insista), não fica muito tempo sozinha, precisa sempre de uma companhia para brincar, dar atenção à ela, um colo... Aí, já viu, né?! Passei o final de semana na praia com um bebê no colo, ou melhor, no sling (senão não tinha agüentado), porque nem no chão ela queria ficar. Foi super cansativo, e ainda ter que escutar aquela conversa de sempre: "mas é claro que ela não vai com ninguém, fica enrolada nesse pano aí, no bem bom do colo da mãe...". Aí a gente faz uma cara de paisagem, dá um sorrisinho e muda de assunto. Voltando da praia, uma virose. Depois do final de semana bem cansativo, ainda mais quatro dias cuidando de um bebê com rotavírus.
Estava exausta: quase dois meses sem conseguir dormir mais de2 ou 3 horas consecutivas. Eu já estava passando mal de exaustão, comecei a perder a paciência com a Ana... Não sabia mais o que fazer, só queria poder dormir tranquila, ter uma noite inteira de sono (porque, desde que a Ana nasceu, ela nunca dormiu uma noite inteira).
Foi quando, na quarta-feira da semana passada, sentei com o Rapha pra conversar e decidir fazer algo para mudar aquela situação. Foi um tanto quanto complicado chegarmos a um consenso, mas enfim decidimos desmamá-la a noite. Eu estava muito cansada, e imaginei que o processo do desmame noturno exigiria de mim mais um tanto de esforço, mais paciência... Pois não queria fazer um processo radical, e sim um desmame 'gentil'... Respirei fundo e lá fomos nós, para mais uma noite de luta com o sono da Ana.
Uma surpresa. Já na primeira noite a Ana acordou somente 2 vezes. Ficamos muito felizes, porque, quem conhece, sabe que a Ana não acordava menos de5 vezes por noite (quando não dava 'baile' e resolvia ficar acordada brincando durante umas 2 horas na madrugada...). Tentei conter um pouco a felicidade: "só foi a primeira noite". Na segunda noite a mesma coisa. E mais uma noite, e mais outra... Que maravilha!
No domingo fez um dia lindo, ensolarado e fui com a Ana na praça, tomar um sol, brincar com a prima Daniela, ver outras crianças... Foi ótimo. Chegando em casa, a Ana jantou, dei um banho e ela dormiu. A noite inteira!! Nem acreditei quando acordei, vi que já era dia e ela não havia acordado nem uma vez sequer, das 20h30 às 6h30.
Hoje é terça-feira, 23h e ela está dormindo. Vamos ver como será essa noite. Mas já estou bem feliz, recuperada do cansaço e contente com essa nossa nova conquista.
A Ana está linda: anda de um lado pro outro apoiada no sofá, já dá uns passinhos desengonçados segurando em nossas mãos, dança em todas as músicas de propagandas na TV, oferece o pão e a bolacha pra quem estiver mais próximo enquanto ela come, exibindo os dois dentinhos que nasceram a poucos dias... Lindo de ver.

E a vida é assim: a tempestade chega cheia de trovões e relâmpagos, mas passa. As nuvens vão embora, o céu se abre e o sol aparece trazendo luz e calor.

Um comentário:

  1. OI Isabella, obrigada pelas dicas!
    Na verdade Joaquim já sofreu um processo de desmame que acabou caindo por terra com meus truques de mãe de primeira viagem. Eu desisti pois achei que ele sofreu demais. Foram noites e noites em claro ouvindo ele chorar coppiosamente, sem consolo até dormir de exaustão. Não serve para mim, sério. Preferi amamentar pois assim ele mama e dorme, pelo menos até a próxima mamada... é que falei, estou acostumada!! heheh
    Mas dias melhores virão, (noites, no caso)
    Bjos

    ResponderExcluir