quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A fórmula mágica.

Tem bebês que tem cólica... outros tem refluxo... a Ana não tem nada disso.
Ela não tem nada: nem sono. Ou melhor, acho que ela tem MUITO sono e tem uma briga eterna com ele... toda vez que faço ela dormir eu repito várias vezes: "Ana Clara, não precisa brigar com o sono, ele é seu amigo..."

Quando eu estava grávida, eu ouvi muito: "aproveita pra dormir agora , porque depois...".
Eu sempre achei que não iria mais dormir por preocupação, acordaria pra ver se o bebê está bem... Mas não: quem me acorda é a Ana, toda noite várias vezes... São quase 6 meses sem nenhuma noite inteira de sono... Tudo bem... Agora pouco, conversando com uma amiga que tem dois filhos disse que já faz quase 4 anos sem dormir uma noite inteira... (Ai que medo!!)
Porém, com quase todas minhas amigas-mães a situação foi diferente:
- "a minha filha dorme a noite inteira desde o primeiro mês..."
- "o meu filho sempre dormiu bem, não tenho do que reclamar, desde do segundo mês dorme a noite inteira!!"
- " a minha filha dorme super bem... e desde que saiu da maternidade dorme sozinha..."

Dorme sozinho? Sem embalar, sem precisar ninar? Pois é... juro que às vezes acho que é mentira... Depois descobri que esses são casos raros...


Eu não posso reclamar: a Ana é um bebê super saudável, mama bem, está crescendo, é linda!! Posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes a Ana teve cólica... Refluxo? nem sei o que é isso. Mas o sono... Li de tudo um pouco, ou melhor, muito. Existem remédios, florais, calmantes, diferentes técnicas para o bebê dormir, mas eu optei pela fórmula mágica: paciência. Ser mãe é ser paciente. Ter calma e ter respeito pelo tempo de desenvolvimento do bebê. E mais: observar atentamente seu filho e tentar uma sintonia com ele, observar seu crescimento e descobertas a cada dia!!

Isso tudo é muito lindo, mas... e quando a fórmula mágica da paciência acaba? o que a gente faz? Quando posso peço ajuda para o pai, avó, dinda e vou tomar um copo d'água, um chá, às vezes um banho, respirar fundo e voltar ao trabalho de mãe. E quando fico sozinha, algumas vezes aconteceu de eu deixar ela no berço chorando e ficar do lado dela chorando junto. Ou... como agora: estou sozinha em casa e a Ana tá enrolada no portage, bem quentinha no meu colo dormindo depois de 1h de briga com o sono (nesse caso tive que tomar uma dose extra de paciência, porque ela tá passando por um pico de crescimento - mais colo, mais carinho, mais amamentação, mais dificuldade pra dormir...)

Com o tempo a fórmula mágica fica mais forte e dura mais tempo... E nós, mães, vamos aprendendo, cada dia mais, lidar melhor com essas situações...


Ser mãe é a profissão mais difícil, mas é a mais gratificante. Ser mãe é viver no limite: da paciência, do cansaço... Ser mãe é aprender a lidar com esses limites e se superar todos os dias. Amo ser mãe.

3 comentários:

  1. HAHAHA, usei a mesma fórmula mágica! Pacicênca, e deu certo. E a uso em doses cavalares diariamente. A Dani sempre dormiu bem (depois que aprendeu a dormir sozinha), mas agora tem dormido todas as noites na minha cama. de vez em quando é uma delícia, mas todo dia... Ninguém merece. Eita ser mais espaçoso! Ela me chuta o rosto, ela puxa a coberta, ela pega meu travesseiro. Isso tudo DORMINDO!!!!!!
    Então, Isa, continua treinando a paciência para que ela não esgote com tanta facilidade. Um dia ela vai conquistar mais esse aprendizado, e aí, sua paciência servirá para outras ocasiões (como assistir o mesmo filme 5 vezes em uma manhã!!!).
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Isa, que lindo esse texto. Eu concordo com vc...Escuto o tempo todo as pessoas dizerem que seus bebês dormem "a noite toda", que sào super independentes, que já comem, andam, falam sozinhos etc etc. A Isabellinha tem cólica e refluxo...Então já viu, né? Ãs vezes quando eu acordo de madrugada (e olha que eu sou mãe velha então vivo cansada) e penso em como é bonita essa fase da vida (que a gente vê nos olhos dos nossos filhos), eu fico querendo que esse tempo não passe nunca. A cada dia que passa, eu tenho mais certeza de que o amor é uma coisa realmente extraordinária. Como vc, eu tenho exercitado a paciência e pensado que nada se compara a esse momento.
    Um beijo da Bia

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabella! Lembra de mim? Do encontro de blogs...Bem, adoro seus posts no face a agora lerei seu blog. Adoro seu jeito espontaneo de falar sobre seu papel de mae e sua relacao com sua filha...

    Bem, sobre esse assunto, eu escrevi algumas coisas no blog vidadenenen.blogspot.com.br.
    Eu sou psicologa, neuropsicologa, e entendo muito de desenvolvimento humano e de comportamento, e posso de dizer que toda a qualidade de sono que meu filho tem eh devido a certas praticas com ele. Eh preciso ensinar a crianca a dormir, assim como se ensina a comer, a falar, a fazer pipi no banheiro...
    A questao e que cada pai e mae faz do seu jeito, muitas vezes sem levar em conta as leis do comportamento, a neurofisiologia e assim por diante. Exemplo: como serah de uma crianca de dez meses, acordada as 10 da noite, no supermercado com os pais? Ou as 11 da noite no Shopping? Soh um pequeno exemplo.

    Existem muitas muitas tecnicas p se educar o sono da crianca e o comportamento. O dr, Harvey Karp tem tecnicas maravilhosa, o dr. Winnicott, tem teorias maravilhosas, mas a verdade que filhos não são algo racional, a nossa relacao com eles e bem mais do que isso e muita coisa estah envolvida.
    O Celso Gutfriend (autor de Narrar, ser pai, ser mãe), diz que para fazer uma boa parentalidade e preciso estar em dia com a propria historia.

    A qualidade do sono, da alimentacao, da aprendixzagem e do desenvolvimento da crianca comecam por aih...
    Um grande abraco
    Dani

    ResponderExcluir