sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ana Clara: famosa e cheia de graça

Quando descobri que estava grávida, Rapha e eu, entre tantas outras coisas, começamos a pensar no nome do neném. Menina: Gabriela (sugestão minha) ou Ana Clara (sugestão do Rapha). Ana Clara? Não... Minha vida inteira 'jurei de pé junto' que, quando tivesse um filho NÃO TERIA NOME DUPLO. Por quê? Sei lá... Birra gratuita aos nomes duplos... E se fosse menino? Não tínhamos sugestão nunhuma.

Quando fui fazer a segunda ecografia, quem me acompanhou foi a minha mãe. Obviamente quis gravar essa eco... Quando o médico disse: "é uma menina!! Que nome escrevo aqui?". Eu já disse: "Ana Clara!! Não, não, não... quer dizer, não sei. Não coloca nada por enquanto". Depois que a eco terminou, perguntei pra minha mãe: "e aí, que nome escolhemos? Ana Clara ou Gabriela?". E ela, muito sabida das coisas me convenceu: "Olha Isa, 'Gabriela' rima com 'Isabella', 'Daniella' (nome da prima)... Parece que foi escolhido por esse motivo. Eu escolheria Ana Clara". E assim foi decidido. Ana Clara: um nome lindo, delicado e cheio de significados graciosos.

ANA

De Ana, nome de horigem hebraica

Que significa "cheia de graça"

Quanto mais quer, mais a querem

Nunca falta a um compromisso

Desfrua de tudo um pouco

Depois de um tempo ocioso, fica mais produtiva

Uma pessoa desinteressada e agradável

Espera o bem do próximo e assim recebe

Alimenta não só o seu corpo

como também sua mente


CLARA

De Clara, nome de horigem latina,

que significa "famosa"

Sabe cuidar de sua família e amigos

Mais vale prevenir que remediar

Sabe que para ser uma boa chefe não é preciso ser injusta

Crê na amizade acima de tudo

Tem uma energia extraordinária

Sua cor preferida é a branca

Sempre oferece uma segunda oportunidade


Retirei esse texto de um quadro que meu pai fez pra Ana, pra gente pendurar no quarto dela, sei lá... Aí fico eu pensando: será? será que ela é tudo isso que diz o nome? e se tivéssemos optado por Gabriela, ela teria outra personalidade? Será que ela vai ser famosa só porque eu escolhi esse nome pra ela? Será que ela vai gostar mais do branco do que do preto?

Juro que não pensei no significado do nome antes de afirmármos a nossa escolha. Queríamos somente um nome agradável e simples (sem peagás, dois éles, ypsilons e agás no meio do nome).

Se isso vai afetar ou não na personalidade dela, na escolha profissional ou na preferência da cor, tanto faz. Não temos como saber. Mas não deixamos de imaginar... Esses dias, estávamos nós 3 passeando no centro de nossa cidade ecológica, e pensando no futuro da Ana. Imaginamos ela pedindo pra nós: "mãe, pai: quero fazer parkour!". Que engraçado... ficamos um bom tempo 'pirando' e imaginado diálogos entre pais e filha. Foi divertido. Só tenho medo que esse tempo passe muito rápido, por isso tento aproveitar ao máximo cada minuto. Aliás, acho que vou agora mesmo ali brincar com ela, vê-la engatinhar até o controle remoto, babar pelo chão e pegar meu chinelo.

Imagem: arquivo pessoal. Ana Clara no berço dia 16/10/2009

4 comentários:

  1. Olá!!
    Tua bebê é uma lindona!!E o significado do nome dela é divino,parabéns!
    Estou grávida e 31 semanas,esperando a Amanda..Quando descobrimos que é uma menina eu já sabia do nome dela em função de um desejo antigo da minha mãe que infelizmente não a tenho mais em meu lado..
    Adorei teu blog,uma delicia viu!?!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda... fiquei muito contente de ter vc na minha lista de seguidores.
    Adorei seu blog. Vou seguir tb, com certeza!!
    Aliás, o último post seu é ótimo! Vc viu as fotos do Marcelo no site do Parto com Prazer? Eu chorei de tão lindas!!
    Queria muito conversar mais com vc... Pois fiquei curiosa por vc ser obstétra e estar grávida... Achei isso o máximo! Ainda mais se for possível a gente conversar mais e trocar idéias sobre nossas experiências. Tenho algumas perguntas pra te fazer... vc pode me passar teu e-mail? assim a gente se comunica mais, sem ser aqui pelo blog. O que vc acha?

    Ou melhor, eu passo o meu e-mail: isabella.isolani@hotmail.com

    Perguntas:
    De onde vc é? Quantos anos vc tem? Como está sua gravidez, tranquila? o fato de vc ser obstetra e acompanhar muitos partos (PC e PN) influenciou na sua decisão pelo PN? Vc é uma obstetra humanizada? Qual sua opinião sobre o imenso número de cesáreas, muitas vezes eletivas e completamente desnecessárias, que aumentam cada vez mais no Brasil?

    Beijos pra vc e pra Amanda no barrigão.

    ps. eu tentei postar esse comentário no seu último post (Parto com prazer), mas não consegui... espero que vc veja esse comentário aqui!!

    ResponderExcluir
  3. oi meus amigos tudo bem com vcs? eu ja tenho 6 anos e ana clara eu ja to muito grande eu quro que vcs falem comigo

    ResponderExcluir
  4. OLÁ ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA PRA REALIZAR A TAREFA DE CASA DA MINHA FILHA QUE TAMBÉM SE CHAMA ANA CLARA, ELA TEM 2 ANINHOS E É PORTADORA DE SÍNDROME DE DOWN. QUEM ESCOLHEU O NOME DELA FOI MEU ESPOSO PENSANDO NA PRONUNCIA QUE SERIA MAIS FÁCIL, EU QUERIA QUE FOSSE ALICE, MAS ACABEI CEDENDO A SUA VONTADE. HOJE ELA JÁ PRONUNCIA ANA, MAMÃE, PAPAI, NATHY (IRMÃ), GABY, (IRMÃ), MARCELA (TIA), VÓ, VÔ E OUTRAS TANTAS PALAVRAS. NÃO SEI DIZER SE O NOME REALMENTE INFLUENCIA NA VIDA DE UMA PESSOA MAS A MINHA ANA CLARA É CHEIA DE GRAÇA E BRILHANTE FEITO O SOL!!!

    ResponderExcluir