domingo, 13 de dezembro de 2009

Boa(?) noite.


Como já comentei anteriormente, Ana Clara tem uma certa dificuldade de lidar com o sono... E é assim desde que nasceu. No início eu não sabia muito como lidar com essa situação, eu sempre fui de dormir muito, principalmente durante a gestação... nooossa! cheguei a faltar aulas na faculdade pra poder dormir mais um pouquinho... rsrsrs.

Resolvi pedir conselhos para outras mães: " deixa ela chorar, só assim ela aprende a dormir", "dá chá de camomila", "deixa ela acordada durante o dia, assim ela fica bem cansada e dorme a noite inteira", "coloca uma folha de alface debaixo do travesseiro dela"... Apesar de meu instinto de mãe dizer que não era pra fazer nada daquilo, eu acabei fazendo. É lóógico que nada adiantou. Mudei horário do banho, coloquei chá na água do banho, dormi sentada com ela no sling, orei, chorei... Não sabia mais o que fazer. Eu e o Rapha estávamos exaustos!! Não imaginávamos que o pior estava por vir.

Durante o primeiro mês, Ana dormia às 21h, acordava às 3h, depois às 6h e às 8h finalmente para dar "bom dia " ao dia. Se continuasse assim 'tava' ótimo, mas...
Quando ela tinha uns dois ou três meses, eu li um livro chamado 'Soluções para noites sem choro', de Elizabeth Pantley. Gostei muito!! Recomendo. Apesar de não ajudar muito com o sono da noite, me esclareceu muito sobre as sonecas do dia. E a Ana passou a dormir muito bem durante o dia. Mas a noite... Ficava cada vez pior. A partir do segundo mês ela acordava 3, 4, 5, 6 vezes durante a noite. Quando ela não dava "baile" e ficava acordada entre uma mamada e outra... Perdi muitas vezes a paciência. Chorei muito.

Demorei (eu sei), mas passei a pensar assim: tenho que dar Graças a Deus pela Ana ser um bebê completamente saudável, por eu não ter tido nenhum problema para amamentar, pela Ana não ter cólicas, não ter refluxo, não ter assaduras, pela Ana estar crescendo super bem, engordando, se desenvolvendo lindamente... E ser mãe sempre tem suas dificuldades e cada mãe passa pelas suas. A minha dificuldade é lidar com o sono noturno da minha filha e pronto. Não vai ser pra sempre. E quando ela superar essa dificuldade, vai aparecer outra... E vai ser pra sempre assim. E eu, como mãe, vou crescer e aprender a lidar com cada dificuldade dessas junto com a minha filha.

Hoje já faz 8 meses que eu não tenho uma noite inteira de sono sem interrupções. Ainda perco a paciência (poucas vezes), mas eu e a Ana já melhoramos muito:
Hoje em dia a Ana toma seu relaxante banho de balde entre 19h e 19h30. Eu amamento e ela dorme. Fico durante algum tempo com ela dormindo em meus braços curtindo o cheirinho de bebê, a respiração profunda de sono, o carinho que ela faz eu meu peito com aquela mãozinha quentinha... Então faço a minha oração agradecendo a Deus pela felicidade que ela me dá todos os dias. Aí coloco ela no berço. Dali umas 3 ou 4 horas ela acorda pra mamar novamente. Aí, entre essa mamada e às 6h30 da manhã (que é quando ela desperta definitivamente para o dia), é um mistério. Cada noite é uma caixinha de surpresas. Às vezes ela acorda 1 vez (o que é muito raro), 2 ou 3... às vezes 4... Mas, diferente de antes, ela volta a dormir rapidamente. Antes eu demorava muito pra fazer ela adormecer...

O último conselho que eu ganhei foi: "coloque um copo com água e açúcar debaixo do berço da Ana e converse com o anjo-da-guarda dela". Não custa nada, pensei. Tive uma conversa longa com o anjinho. Uma semana depois a Ana dormiu da 1h às 6h30. E durante mais umas duas noites ela repetiu a dose. "Botei fé" no anjinho, e sempre converso bastante com ele. Confesso que, depois disso, a noite seguinte (que foi ontem) foi ruim: ela acordou umas 4 vezes...

Agora são 22h45. Vou preparar o copo com acúcar e vou ter uma conversinha com o anjo.
Vamos ver no que vai dar.

Boa noite.

ps. Hoje foi o batizado da Ana. Já ouvi falar, também, que depois que o bebê é batizado o sono dele melhora... tomara. =)

2 comentários:

  1. hehehe... essa de conversar com o anjinho é sempre uma boa. e não só para as noites em claro, mas para tudo na vida dela! apesar de não ser muito praticante de religiões, acredito em certas coisas que nunca fazem mal tentar! ;)
    8 meses!!! como o tempo passa, Isa!
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem... Adorei o blog, a história...
    Parabéns pela pequena e muitas felicidades pra vocês...

    ResponderExcluir