quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Gisele: mais que celebridade, uma mãe consciente!!

Quem soube com detalhes sobre a gestação de Gisele Bunchen? Quantos quilos ela ganhou? Como ela estava se sentindo? Como ela se cuidou durante essa fase?
Pois é... Ela não contou grandes detalhes à imprensa sobre isso, assim como o resto da vida dela. Com uma história de vida pessoal preservada (até onde a profissão dela permite), Gisele virou uma ídola para algumas gestantes e mães consideradas xiitas, naturebas e alternativas. A escolha de um parto natural, humanizado e EM CASA era, até algum tempo, uma coisa de maluca, completamente doida. Aí aparece uma celebridade linda e completamente consciente da importância de um parto natural domiciliar e deixa muitas mães que escolheram ter uma cesárea eletiva – com data e hora marcada na maternidade que oferece manicure e maquiagem para a saída da mãe do hospital – um tanto quanto encucadas (espero).

Com a notícia de um lindo parto domiciliar na água acompanhado por uma parteira, Gisele conta que se preparou para um parto em que estivesse consciente no momento de dar a luz, e não dopada de analgesia e outras intervenções que fazem parte do pacote de inúmeras maternidades brasileiras, e que muitas parturientes não tem conhecimento de que podem ser completamente dispensáveis.
Agora vamos ver a repercussão que isso vai dar. Se a mulherada parar pra pensar um pouco mais sobre o assunto, der uma pesquisada, buscar mais informações sobre o parto humanizado, lutar pelos seus direitos, conhecer mais sobre o próprio corpo, conversar mais com outras mães, procurar mais grupos de apoio à gestante, se preparar para a dor (e não sofrimento) do parto, procurar um obstetra que respeite suas decisões – e não um que imponha uma cesárea desnecessária, muitas vezes eletiva porque vai estar viajando da DPP da gestante... Quem sabe as coisas não mudam um pouco... ou muito?! Parece muita coisa, mas isso é o mínimo que cada mulher deveria fazer durante a gestação e preparação pro parto. Já que temos poucos médicos humanizados no Brasil – preparados a acompanhar a natureza do nascimento de um ser e informar mais as gestantes de forma respeitosa e sincera – as gestantes deve buscar mais informação e se respeitar acima de tudo. São sentimentos, um corpo e uma VIDA que estão sendo submetidos à cirugias descenessárias, um novo ser que é apresentado ao mundo sem um mínimo de respeito, retirado do corpo de sua mãe e tratado de maneira assustadoramente grosseira, longe do calor da mãe, longe do seio e leite materno, encasulados em berçários sem necessidade nenhuma...
Uma mãe que gesta um ser carinhosamente, que cuida do corpo e da mente durante a gestação, que é consciente da beleza do parto, da dor necessária que seu corpo vai ser submetido num dos momentos mais importantes (senão o mais importante) de sua vida, que tem a paciência de esperar o trabalho de parto se desenvolver naturalmente sem a necessidade da aplicação de ocitocina, que escolhe tem um parto na água por tornar o nascimento do bebê um momento mais tranqüilo e menos traumático... Tudo isso não acaba com o nascimento do bebê. A mãe que tem toda essa consciência e conhecimento inicia um caminho à maternidade ativa com maior respeito pelo seu filho, fazendo de tudo para ser possível a amamentação exclusiva até os seis meses, cuida do filho com muito mais respeito ao tempo de desenvolvimento dele (não 'entupindo' a criança de alopatias para passar mais rápido uma cólica, uma 'febre' de 37 graus, oferecendo um milhão de estímulos para engatinhar mais rápido, andar mais rápido, falar mais rápido, escrever mais rápido...). Assim, certamente a criança tem uma educação mais saudável e uma enorme confiança na sua mãe, que já o respeitou desde a sua gestação e no momento do seu nascimento. Eu acredito que teremos um mundo melhor e harmonioso se as pessoas tiverem mais respeito por elas mesmas, pelos seus filhos e pelas pessoas que a cercam.
Agora, sobre a repercussão do parto da Gisele, vamos ver se as pessoas acordam para o fato de que o parto natural não é coisa de quem é xiita, natureba, alternativo, indio e que mora no mato!!! Ao contrario, é sim, uma escolha da parturiente e que deve ser respeitada!!
Parabéns Gisele!! Sou sua fã!!

3 comentários:

  1. Perfeito Isa! Que bom que foi a Gisele, é um exemplo positivo para o povo!
    Uma pena que as outras celebridades não seguiram seu exemplo (Leite e Sangalo) e se submeteram a uma cesárea. Elas também têm muita influência sobre o povão e fariam muita diferença!
    BEijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ISA! Eu sou SUA fã!!! Que bom que você escreve as coisas que eu penso!!!!! Hehehe. Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  3. Oi, cheguei aqui pesquisando sobre o balde para bbs. A minha bb chega em Junho e to arrumando tudo pra ela! Tambem sou blogueira e adoro ler outros blogs legais! Vou te colocar na minha lista! Beijoos

    ResponderExcluir