segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conselhos... aceitá-los ou não? [parte 1]

Esses dias uma amiga minha (uma colega do tempo do colégio, nos reencontramos via orkut alguns anos depois e permanecemos colegas virtualmente mesmo), recente mãe de primeira viagem, veio me pedir um conselho...

"Oi, Isa, tudo bem com vocês?? Queria saber com quanto tempo você começou a dar suquinho para a Ana Clara . E se quando você começou você dava na mamadeira ou no copinho?? É que o pediatra da minha filha recomendou que ela comece já, com 3 meses. O meu medo é de dar a mamadeira e depois ela não querer mais pegar o peito... Beijos Fulana"

E lá fui eu - tentando controlar minha extrema indignação - com meu discurso de mamífera apoiadora da amamentação exclusiva, tomando todo cuidado do mundo com as palavras para não parecer prepotente ou me colocando dona da verdade absoluta. Falei que, se por acaso ela não estivesse produzindo quantidade de leite suficiente, que se a filha dela estivesse ficando com fome após as mamadas e/ou não estivesse ganhando peso, ela deveria complementar com LEITE (leite alterado, tipo NAN) e não com suco. Falei que a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Sociedade Brasileira de Pediatria e os principais órgãos de saúde e defesa da criança recomendam alimentar o bebê exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses e continuar a amamentar até o primeiro ano da criança. Falei sobre a questão da mamadeira e do copo, que é uma questão muito pessoal e blá blá blás...

Bisbilhotando os recados dela, vi que ela pediu o mesmo conselho a outras amigas, e a maioria também falou sobre a recomendação da OMS e que amamentaram exclusivamente seus filhos até os 6 meses. E, sobre a mamadeira, cada uma tinha uma opinião diferente.

A resposta dela, pra mim, foi simplesmente:

"Ok, muito obrigada pelo opinião!! Bjos Fulana"

A partir daí já fiquei um tanto triste. Já percebi que minha resposta não tinha agradado... Mas ela pediu um conselho, eu dei, ué! E minha teimosia compareceu, firme e forte: não desisti de tentar ajudá-la, e indiquei umas leituras sobre a importância da amamentação exclusiva e disse que, se ela estivesse um tanto quanto receosa com a recomendação do médico da filha, ela que procurasse saber da opinião de outros pediatras. E que, acima de tudo, ela seguisse a intuição de mãe: "quem sabe mais sobre nossos filhos somos nós", eu disse. E que se ela estava com medo de dar a mamadeira com medo de a filha largar o peito, ela que não desse!! Enfatizei que não queria ser pretensiosa e que estava ali com a melhor das intenções para ajudá-la a respeito da amamentação. Prometi a ela que essa seria minha última resposta sobre isso e que não iria mais incomodá-la com o assunto.

"Confio no pediatra, tive boas indicações dele. Acredito que ele saiba mais do que nós, por isso vou fazer o que ele recomenda!! Abraços Fulana"

Pra terminar, passei lá no orkut dela pra pedir desculpas por incomodá-la (com minhas baboseiras embasadas cientificamente), mas ao ver, em letras garrafais: "ODEIO PESSOAS QUE ACHAM QUE SABEM DE TUDO", desisti de vez. E fiquei triste, por perder uma amiga por conta de um pediatra maluco que recomenda isso para uma mãe desinformada (e com nenhuma vontade de aprender...) e, principalmente, por saber que uma bebê indefeso vai ser submetido a isso.

____________________________________________________

Não sei muito bem o que pensar sobre tudo isso. Durante um tempo refleti bastante, pensando no que eu errei, se falei algo de maneira muito grosseira que pudesse ter chateado a tal fulana. Me coloquei no lugar dela, mas, em todas minhas respostas, lembro de ter procurado ser muito cuidadosa com as palavras para justamente não chateá-la.

Eu sei que ela não queria saber da tal amamentação exclusiva até os 6 meses, e que a dúvida era dar no copo ou na mamadeira - que eu dei a minha opinião, é claro, mas não descrevi com detalhes aqui pois não foi esse meu enfoque no assunto do post. A minha vontade foi dizer: "se você confia tanto assim no seu pediatra, pergunta pra ele, ué?!". Mas eu fiquei na minha e sei que isso foi o melhor que pude fazer.

Não sei porque ela veio me pedir minha opinião. =(

4 comentários:

  1. Isa, sem comentários né... percebo no dia-a-dia que muitas pessoas querem mais é se livrar da amamentação, como se isso fosse um peso... Só não entendo porque pediu sua opinião então!
    Tenho uma amiga que amamentou até o 11º dia (isso mesmo, 11º dia) e me falou: "Nesses 11 dias eu até entendi os Nardoni!! Depois da mamadeira me libertei"...
    Não entendo como as pessoas não entendem que a natureza é sábia e perfeita, e que a gravidez e a amamentação são duas grandes provas disso.
    Fico triste quando leio algo assim, pois me sinto tão culpada em ter dado o complemento na mamadeira para a Sofi qdo ela parou de ganhar peso, pois assim ela logo largou o peito. Tenho vontade de voltar no tempo e poder dar no copinho, pra que ela não tivesse parado de mamar. Não me arrependo de ter dado o complemento, pois ela estava sofrendo com fome e não ganhando peso, mas me arrependo e me culpo sim por ter dado do jeito 'errado'.
    Me entristece ver alguém que resolve 'abortar' o lindo processo da amamentação exclusiva simplesmente porque tá com vontade de dar suco! E não entendo por que num mundo cheio de informação como esse as pessoas prefiram acreditar num pediatra defasado e ultrapassado...

    ResponderExcluir
  2. Eu fico MALUCA com essas coisas! MALUCA!
    No primeiro choro no hospital a mãe ja enfia uma chupeta na boca da criança! Se a criança quer mamar toda hora a mãe vem com a desculpa de que "aai meu leite nao sustenta!!!" e dá NAN!
    Eu fico louca, isa!!!!!
    Tá certo que tem gente que se deixa influenciar, ou que nao tem mta informação! mas eu acho que nao existe desculpa! eu tbm nao sabia de NADA! Aprendi mto nos primeiros dias no hospital no banco de leite do Evangélico! Passei muitas dificuldades com a amamentação! Foi um ano inteirinho em função da amamentação dele e nao me arrependo! Ser mãe eh isso, a gente tem que largar nossas coisas por um tempo, se dedicar de verdade! depois as coisas vao se estabilizando e a gente volta a fazer as coisas que fazia antes!
    e é isso aih!
    Nao quer ser MÃE entao nao seja! Compra um cachorro!
    aaah eu fico loca!

    foi mal isa ahuuiahuiha eu fico loca MESMO!!
    Bjo! e parabéns por ser tão boa mae! a ana tem mta sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ai Isa prefiro nem comentar...
    Saiba que vc fez sua parte... normalmente as pessoas não gostam qdo a gente fala, tbm não entendo pq perguntam...
    Bjos sou su fã! rs

    ResponderExcluir
  4. E se depois de nove meses de gestação, os quais ela deveria ter se informado... E se depois das respostas que recebeu... Ela prefere confiar no pediatra, ok! Mais uma mãe que vai delegar os cuidados com o filho. Pena, quem paga é a criança! Só acho que deveríamos começar a denunciar esse pediatras, pois eles estão batendo de frente com órgãos especializados em saúde!!!! Beijos

    ResponderExcluir