quarta-feira, 19 de maio de 2010

Conselhos... aceitá-los ou não? [parte 2]

Esses dias, feliz e faceira twittando vi o que uma outra amiga mãe recente de primeira viagem escreveu:

"Noite cansativa... minha filha acordando de hora em hora.. mas fui forte, deixei ela dormindo no berço! Nada de dormir com a mamãe!"

Resisti e não falei nada. A questão da cama compartilhada é um assunto extremamente pessoal, diferente da amamentação, por exemplo, como a história do post anterior...

Outro dia, a mesma mãe twita o seguinte:

"Ando meio preocupada.. minha filha só dorme embalando... ate quando dura isso? Será que vou ter que dar uma de Super nanny? ou depois melhora?"

Aí não resisti. Falei a ela que nada de Super Nanny!! Que tudo isso passa e a gente ainda sente saudades de quando o bebê só dormia em nossos braços. Indiquei uma leitura pra ela pensar um pouco sobre a questão. Sabe qual foi a resposta dela?

"Isaaaaaaa!!! Obrigada! Vc é meu anjo da guarda mesmo! Amei o texto.. e quer saber, você tem razão.. Nada de super nanny, vou respeitar a vontade dela de estar junto de mim.. e vou esperar a hora dela dormir sozinha, tranquila.. sem pressa! Nem que demore 1 ano! Salvei o texto pra sempre estar lendo e lembrando o quanto ela precisa de mim! Brigadao mesmo Isa! Beijaooooooooo!!!

(Sabe o que é dificil?? é todo mundo metendo o bedelho, dizendo que ela vai ficar mimada, que eu nao vou aguentar essa rotina de ficar embalando ela sempre pra dormir.. mas vou tapar os ouvidos.. Minha filha em primeiro lugar!)"

Aí sim!! Fiquei bem feliz. Saber que ela refletiu sobre a questão e percebeu a importância de darmos tempo ao tempo respeitando as necessidades dos nossos bebês. Comentei sobre essa chatisse que toda mãe passa com o mundo querer meter o bedelho... E que é assim mesmo, e o mais importante de tudo é ouvirmos nossa intuição de mãe!!

E ela ainda disse:

"Nossa.. nem fale.. Depois que li aquele texto, tudo mudou.. essa noite foi muiiiiiiiiiiiito boa! minha filha ficou super tranquila, dormiu super bem! E já não estou mais dando ouvidos a ninguém.. Só as minhas intuições mesmo! É o que mais importa no final das contas, né! Obrigada de novo Isa! Vc é um anjo! Beijos"

No dia seguinte vi um outro twitter dela dizendo assim:

"Minha filha teve um pouco de colica, sendo assim, mamãe cedeu e de madrugada colocou ela pra dormir juntinho... Delicinha essa minha princesa!"

Depois disso ainda indiquei mais um texto pra ela ler, sobre o jogo hormonal entre mãe e filho na cama compartilhada... Senti que ela quebrou alguns mitos sobre o assunto e percebeu que, ao contrário de todo preconceito a esta prática, a cama compartilhada traz muitos benefícios.

E fim!

Parabéns às mães que estão abertas a trocar experiências, a novos aprendizados e a refletir sobre o respeito que devemos ter com o tempo de nossos bebês, com suas vontades, desejos e necessidades. Sempre com muito bom senso, paciência e calma. E mais: com informação!!

Um beijo especial pra Gabi e pra Duda. =)

4 comentários:

  1. Essa é a magia da maternidade, você poder mudar! Errar a aprender! Quem diria que eu, mãe cesareada eletiva, com milhões de palpiteiros em cima estaria praticando cama compartilhada com minha filhota de 4 anos até hoje! E já me preparando para colocar a Alice nessa dança também! Parabéns, conselhos são sempre bons e com embasamento, são melhores ainda!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Conselhos são coisas que foram feitas pra gente ouvir e aproveitar o que a gente quiser.
    Eu sempre faço isso.
    Ouço o de todos e aí pondero e dou meu jeito!
    Adoro trocar experiências com outras mães!

    ResponderExcluir
  3. é... mas parece que de qualquer forma ela nao caiu completamente na real né? O que sera que tem na cabeça dessas mães? O bebe fica 9 meses no aconchego dentro da barriga delas, nascem totalmente dependentes, sem saber de onde veio e pra onde vai... e a "bendita" mãe quer largar o filho no berço... sem a sensação de limites que o utero dava, sem aconchego, o cheiro o calor da mae.... tenha dó né.

    ResponderExcluir