segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mães no País das Maravilhas...



Essa última quinta-feira foi dia de Cinematerna.

De manhã, enquanto o Rapha cuidava da Ana em casa, fui para o Deartes (departamento de artes e música da UFPR) dar minha aula de sling. Depois matei saudades de almoçar no shopping Crystal com meus queridos amigos professores de musicalização Vivian e Tiago (que delícia!!), e depois fui ao cinema com minha filha mais linda do mundo. Logo que terminei de almoçar, o Rapha chegou trazendo a pequena amarradinha no wrap. Adoro ver essa cena... me emociono todas as vezes. Peguei a princesa para ir ver "Alice no País das Maravilhas" e o Rapha foi trabalhar - uma pena, pois gostaria de um dia poder ir numa sessão do cinematerna com ele também... A sala do cinema estava LOTADA!! Completa de mães com seus pequeninos curtindo uma sessão especial de Semana das Mães.

Já não foi mais como das outras vezes: Ana Clara não quis dormir durante o filme... só quis brincar, brincar, brincar enquanto eu assistia o filme. Não consegui prestar atenção no filme todo: era um olho no telão e outro na pequena no chão se divertindo com os brinquedos das outras crianças (a mãe desnaturada aqui não levou nada pra filha brincar...). Apesar de não ter conseguido acompanhar o filme direito, saí do cinema muito feliz ao ver a felicidade da Ana esgotada de tanto brincar.

Ao final de cada sessão do Cinematerna, as mães se reúnem no café a frente do cinema para conversar. Sentei com umas amigas muito queridas (Fer, Alini e Lu - amizade criada pela maternidade), todas com seus bebês pequenos (que ainda nem completaram um ano). TODAS desesperadas com o sono, cansadas de não saber mais o que fazer para seus filhos dormirem bem... Me senti meio veterana no assunto; fiquei ali escutando suas histórias e pensando: "se elas soubessem que, quando tudo isso passar a gente esquece de todo sentimento de desespero e até dá risada depois...".

Foi uma conversa deliciosa com mães queridas e com seus filhos adoráveis.

No dia seguinte, a conversa de mãe teve continuidade. Fui a um encontro sobre Pós parto e aleitamento materno, promovido pela Carla Schultz. Foi bem gostoso, conversamos sobre vários assuntos além da amamentação... Dos bebês que estavam lá, Ana Clara era uma das maiores, já arriscando seus passinhos desengonsados, enquanto os outros bebês ficavam deitadinhos no chão, aconchegados no colo de sua mãe ou adormecendo no sling. Ai ai... que já dá uma saudaaaaaade!!!

Momentos como esses mostram pra gente o quanto esse tal de tempo - muito cruel - faz com nossos bebês. Ana Clara já está andando gente!! Dá pra acreditar? É de chorar... de tão lindo.

E é esse o nosso País das Maravilhas.


Um comentário: