domingo, 20 de junho de 2010

Entre resfriados, festas e futebol (?)...

Entramos numa nova fase com a Ana. Estas últimas duas semanas nos mostraram isso com muita clareza.

Ela voltou a acordar na madrugada para mamar. Uma vez, ou duas, no máximo. Até aí tudo bem. Mas na madrugada de quinta-feira, dia 9/06, nos assustamos um pouco por conta de uma temperatura diferente em seu corpinho quando a apanhamos no berço: 37.4 graus - não chegou a ser uma feeeebre, mas o nariz super congestionado nos fez pensar num possível resfriado (mesmo porque estava muito frio nesta noite). Levamos a pequena para nossa cama, mas ninguém conseguiu dormir muito bem - talvez ela até tivesse descansado bem, mas eu e o Rapha quase nada. Dia seguinte não consegui esconder meu cansaço durante a aula. Os dias e noites seguintes não foram melhores... Acordamos várias vezes, fizemos muita inalação e usamos MUITO aquela bombinha para tirar aquela quantidade absurda de catarro do nariz da Ana - nunca achei que a tal bombinha fosse tão útil!! O sling também foi um grande amigo: Ana Clara não podia deitar, nem no berço nem na nossa cama nem em lugar nenhum, pois seu nariz trancava de vez: então eu colocava a pequena no sling e dormia sentada na poltrona e com ela enroladinha no pano. Assim passava 1 hora, ou um pouco mais, quando a pequena acordava e queria mamar mais um pouco. Acho que sentia sede, pois, com o narizinho trancado, acabava respirando pela boca, secava a garganta e acordava com sede. Enquanto mamava, aproveitava para vazer mais um pouco de inalação... E assim foram umas 4 noites... Na segunda-feira ela já estava bem melhor.

O que me deixou bem tranquila nesses dias foi que ela não deixou de comer nem de brincar. Obviamente que o tempo de brincar sozinha era bem reduzido, de tempos em tempos já corria pro meu colo querendo mamar. A febre também não voltou e cada vez mais ela apresentava estar mais disposta e feliz. Não levamos ao médico, contamos com nossa intuição de pais.

Esta foi a primeira vez que Ana Clara teve um resfriado.

Passou.

Agora estamos em processos de mudanças por aqui. Mudamos Ana Clara de quarto e, por enquanto, não montamos o berço em que ela costimava dormir, e vou explicar porquê. Há algum tempo, a Ana já está grande para seu berço: um dia desses ela subiu no "monte"de cobertas, inclinou-se sobre a grade e por muito pouco não caiu para fora do berço. Sentamos, eu e o Rapha, e decidimos tirar algumas grades para que ela pudesse descer sozinha do berço.
Mas esta decisão não é algo assim tão fácil, pois temos que ensiná-la a descer no berço e ficamos pensando em todas as coisas que podem acontecer no meio da noite quando isso acontecer. Desta forma, ainda não terminamos de montar o berço e, por enquanto, ela está dormindo no chiquerinho, que ainda é alto pra ela, porém já é quase pequeno na largura (a nossa "criaturazinha" - como eventualmente nos dirigimos à ela - já está bem comprida... rsrs).

Terça-feira: dia de jogo. O dia estava liiindo, e, como o Rapha não foi dar aula à tarde, resolvemos aproveitar para fazer um passeio em família - durante o jogo, é claro. O passeio foi ótimo, enrolamos a pequena no sling e fomos até o Passeio Público conversar com as araras e os tucanos. Tiramos a Ana do pano e deixamos ela curtir as folhas secas caídas no chão... Foi uma delícia curtir aquele silêncio em pleno centro da cidade às 4h30 da tarde...

Sexta-feira a noite a prima Daniela veio brincar com a Ana aqui em casa. Ela acabou dormindo aqui, e tivemos um início de final de semana perfeito: sábado de manhã fomos (Daniela, Ana Clara, vovó Clelia e eu) na feira de orgânicos logo ali no Passeio Público. O dia estava lindo e bem ensolarado. À tarde fomos na festa junina do Cordão Dourado, numa chácara beeem longe do barulho e movimento da cidade. A festa estava linda e as meninas curtiram muito do começo ao fim.

Nesta última noite (de ontem - sábado - pra hoje) Ana Clara voltou a ter uma febrícula (37.4). Hoje, domingo ela até passou bem, mas requisitou muito meu colo e meu peito para mamar. Passamos o dia na casa da vovó (sogrinha querida). A Ana até comeu bem, mas só dormiu no sling (e pouco).

Aproveitamos o horário do jogo para voltarmos pra casa. E aí tudo começou a piorar: foi quando a febre voltou e o nariz a ficar trancadinho. Chegamos em casa e fomos correndo dar um banho na pequena para tentar baixar a febre, mas não adiantou muito. Ela continuou "amuadinha", tentei ligar para o homeopata, mas ele não atendeu. Acabamos dando um antitérmico e, nesse momento ela está dormindo.

Vou me preparar para uma noite conturbada.

Tentarei voltar para dar notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário