terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia de pediatra: na sala de espera...




Pois é... hoje foi dia de consulta. E Ana Clara está crescendo, não só na régua, nem só na balança, nem só na idade, mas... em tudo! E rápido!

A consulta estava marcada para às 13:00. Almoçamos, enrolei a "pequena" e lá fomos nós no doutor. Cheguei a cogitar a idéia de levá-la no carrinho - ela está já um tanto pesada, estava bem no horário da soneca e certamente ela iria empacar no caminho implorando pelo colo da mamãe - mas ainda acho que carrinho e ônibus definitivamente não combinam. Sem contar que, morando em Curitiba, mesmo com um dia maravilhoso de sol como hoje, a chuva pode aparecer assim, de repente sem avisar! Sling ainda é nossa opção. Descemos do ônibus e ainda eram 12:30, então tirei ela do sling e pedi encarecidamente que ela fosse caminhando. Foi difícil, mas ela acabou cedendo. Chegando no consultório, a secretária logo me avisa que o doutor está um pouco atrasado... Mas, enfim. Vamos esperar.


Na sala de espera estava lá uma mãe com seu bebê de 5 meses no colo tentando amamentar. Junto dela estava sua mãe, avó do bebê, com aquelas tradicionais bolsas de bebês com kit completo, mamadeira de água, garrafinha térmica, potinho com leite em pó... Logo que ouviu o barulho da avó abrindo o potinho com o leite, o menino já arregalou os olhos, se torceu todo para olhar bem para a mamadeira e não quis mais saber daquele peito da mamãe (faaarto de leite materno). Estava afim mesmo do complemento.

Resolvi perguntar o motivo dele precisar tomar aquele leite: o bebê nasceu muito pequenininho e não ganhava peso. O pediatra mandou dar complemento. Além disso a mãe já dá frutas e avó disse ainda que na páscoa ele vai experimentar "só um pedacinho" de chocolate.

Quem sou eu pra dizer alguma coisa sobre a real necessidade de dar o LA, mas CHOCOLATE???? com CINCO MESES?? Me poupe... "só pra experimentar"...

No meio da conversa chega outra avó (esperando pela filha que está no consultório do pediatra com o neto). E pergunta para a tal mãe do bebê de 5 meses: "mas ele já come? não é a partir dos 6 meses a alimentação sólida?" Pois é - pensei... Mas a mãe logo responde: "mas o pediatra já liberou as frutinhas e daqui há alguns dias ele disse que já dá pra dar outras coisas...".


Abre parênteses...
Tenho que dizer que, com relação a esse assunto, aqui em casa a gente é considerado meio fora da casinha. Estudei um bocado sobre amamentação, introdução de alimentos... (tá pensando o quê? a maternidade é profissão, e difícil! exige estudo diário! Senão a gente cai na ladainha de uns pediatras aí que liberam o suquinho com 3 meses, aí já viu, né?). Aqui a amamentação exclusiva foi até aos 7 meses (exclusiva meeeesmo!). A introdução de alimentos foi feita com muito cuidado, respeito, carinho, paciência e, principalmente, informação. Eu juro que não entendo essa do pediatra "liberar" a papinha, liberar o suquinho... Por que aqui o pediatra não manda em mim!! Sei que cada criança é de um jeito, tem seus gostos, suas opções, sua personalidade. Mas acabamos jogando a culpa nessa tal "personalidade" quando nos deparamos com aquela cena muito conhecida da criança que não quer comer. Será que essa "falta de apetite" é realmente culpa da "personalidade"? Ou será que não é nossa (dos pais) que começamos a introdução de alimentos do bebê com CHOCOLATE?

Não precisaria explicar (mas já explicando) que a falta de apetite de uma criança pode ter inúmeras outros motivos, mas acho que esse é quase sempre descartado, e deixo aqui essa minha opinião sugerindo uma reflexão sobre o assunto.

Erramos, acertamos... somos humanos! Mas não podemos nos eximir. #prontofalei

Fecha parênteses.


Enfim. Chegou então nossa vez. Entramos no consultório, o doutor aquele monte de perguntas (acho óóótimo, pq sempre esqueço de perguntar algumas cosas, e ele sempre me lembra!). Mediu, pesou, escutou coração, pulmão, olhou orelha, nariz, garganta, dentes, pé, barriga, costas, pescoço... e Ana Clara bem quietinha, mas com uma carinha tensa (doutor, vai logo com esses negócios aí que senão eu solto o verbo!!). Não choramingou, não reclamou.

Consulta de rotina. E está tudo ótimo.


Na volta não teve jeito: o sono estava estampado no rosto da pobrezinha, colo, colo, colo pelamordedeus mamãe!! E apagou em questão de poucos minutos. Cheguei em casa, desenrolei o pacotinho de 11kg do sling e dormiu mais um tantão.

6 comentários:

  1. ainda bem que as avós desta menina são ótimas!!!
    além de saberem seu lugar, confiam nos filhos que criaram!!!!Enfim somos ótimas mesmo =)prontofalei!

    ResponderExcluir
  2. huhuhuhuh!
    gostei do comentário da Clélia! Santas avós que os nossos filhos tem hein Isa?!?!
    To passada com esse post! Nem vou comentar do chocolate! Entre nós, já sabemos nossas opiniões né? hahahaha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Da muita dó desses pequenos de mães ou avós com pouco informação...ou com muita informação errada!! Eu dei leite materno exclusivo até os 6 meses (na verdade...pra não ser mentirosa... eu dei umas frutinhas 1 semana antes de completar),tinham uns que me enchiam pra dar antes disso agua, outros chazinho, tinha o suquinho e a frutinha...afinal que mal poderia fazer????????? ahhhhhhhhhhhhh.... era bemmm chato! Conheço bebês da mesma idade do Nino que sempre comeram chocolate (e estão tres vezes o peso do meu pequeno). O Nino sempre foi magrinho mas eu decidi só LM até o sexto mês. No sexto comecei com o complemento... ja que realmente ele não ganhava peso... mas continuo amamentando... não sei até quando já que o pequeno tem preguiça de amamentar no seio... (desconfio que era isso que acontecia antes...afinal ele sempre dormia durante a mamada...as vezes muito rápido... e mesmo eu tentando acordá-lo não funcionava), além de realmente as mamadeiras atrapalharem muito isso... afinal são muito mais fáceis de mamar. Acho que sem necessidade alguma nenhuma mãe deveria dar mamadeira antes dos seis meses (considerando que existem mães que realmente não conseguem amamentar é óbvio que usará mamadeira ou um copinho mesmo). No me caso todas a vezes alguém me dizia que meu leite não era suficiente eu confiva na minha intuição e no meu pediatra que também me orientava a só dar LM... e permanecia no LM, e foi o que fiz no sexto mês quando achei que era a hora de dar um complemento. Sou totalmente a favor da amamentação exclusiva...acho que faz nossos bebês mais fortes , com anticorpos e muita saúde!!!!!!!!!!!!!!Mas cada mãe saberá a dor e a delícia de suas decisões!!!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Segundo meu pai "A coitadinha da Alice tem que experimentar o doce porque ela está olhando com vontade e vai dar bicha" - nem vou abrir parênteses - e, cara de paisagem, sorriso de Monalisa...
    Acho que um dia chega a conta por tanta irresponsabilidade, seja por sobrepeso, diabetes e, o pior, quem paga é a coitada da criança.
    Como diz a Gi, sabemos a nossa opinião e temos embasamento para sustentá-la.
    Mas que me revolta esses pediatras que vão contra as recomendações da OMS, ahhhhhhh me revolta!

    ResponderExcluir
  5. Tô adorando seu blog!

    Sou mãe de uma alérgica a LV e tinha gente que queria dar chocolate pra ela, quando ela tinha 5 meses...

    Terrível!

    Rapha, da Alice
    http://maternarconsciente.blogspot.com/

    ResponderExcluir