sábado, 5 de junho de 2010

Aprendendo a falar...

Há algum tempo, Ana Clara já pronunciou suas primeiras palavras. Por ser a Magali da família, a primeira expressão foi "bo" - quando se referia à bolacha, apontando para o pote que ficava em cima da mesa da cozinha, logo depois "bo"queria dizer tudo que fosse de comer. Depois foi "mama", que, na época, não conseguíamos saber se ela queria falar "mamãe", "mamar", "mamadeira", ou todos os anteriores... Pouco depois ela começou a falar "baba", que muito claramente, dizia se referindo ao papai. E não demorou muito para as duas últimas expressões ficarem extremamente claras em seus fonemas: mamãe, papai, ou simplesmente "mãe" e "pai". Acho que já faz quase um mês que ela fala assim. Mas, até então, não passou disso.

Mas percebemos que, há alguns dias, ela começou a explorar mais os fonemas na tentativa de repetir as palavras que dizemos. Fica irresistível, então, não fazer coisas como:
- filha... fala 'BO-NE-CA'
E lá vai ela mexer seus lábios na tentativa se sair algum som parecido com aquele. É uma delícia ver a expressão dela super concentrada ao aprender a falar. Tento me segurar pra não ficar o dia inteiro pedindo pra ela repetir isso ou aquilo.

É uma fase incrível esta que Ana Clara está passando: cada dia mais firmes em seus passos, aprendendo tudo na velocidade da luz e, agora, quase falando.
Quando eu dava aula para bebês desta idade (entre 1 e 2 anos), percebia que alguns pais, mães e, principalmente, avós chegavam ao final da aula e queriam (por tudo) mostrar para mim, ou para outros pais, qual a última novidade do bebê: "vai filha, pisca pra tia! pisca!! como eu te ensinei!", ou "manda beijo, dá tchau", "faz careta", "mostra a língua", "faz 'jóia'"... E eu ficava imaginando aquela avó com o neto em casa, a tarde inteira, fazendo o bebê repetir o tal movimento.

E hoje eu entendo perfeitamente esta situação e perecebi que não é necessário ficar ensinando o bebê a repetir, eles aprendem sozinhos e nos surpreendem ao acenar o "tchau"com aquelas mãozinhas gordinhas quando nos direcionamos para a porta de casa e giramos a chave na fechadura.
E ontem foi um dia muito gostoso: a prima da Ana, a Daniela, passou o dia inteiro aqui em casa (assim como a minha cunhada Lu, o Rapha, minha mãe, o namorado dela Djair, e, mais tarde, meu irmão Daniel. Familhada reunida, delícia!!). E, por repetirmos muito o nome da prima "Dani, vem aqui", "Dani, vai ali", "Dani, faz isso", "Dani, faz aquilo"... Não demorou muito para Ana Clara perder a prima de vista para chamar "Daaaiiii" (que quer dizer "Dani", rsrs...). É de emocionar.
Cada dia uma descoberta. Cada dia mais apaixonada...
Ana Clara e o case de guitarra do papai...

4 comentários:

  1. cada dia mais linda, enorme e gostosa
    adoro abraço molhado tb, hehehehe
    bj pra ela

    ResponderExcluir
  2. fofaaaaaaaaa
    ai que delíciaaaaa
    amo amo vocêsss

    ResponderExcluir
  3. Que linda! Amei a foto no case... quero ver ele deixa-la pegar a guitarra agora... rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. faz tempo que nao deixo um comentario por aqui... mas este, eu não resisti... Isso é de fato, ma-ra-vi-lho-so, e também intrigante... como pode... de uma hora pra outra falarem né???
    coisa linda de ver...

    O duro é que quando eles vao ficando maiorzinhos, querem dar liçao de moral na gente...rsrs... e a gente... acha lindoooooo

    Parabéns... a Ana está cada dia mais linda, Isa!

    ResponderExcluir